Vagas em pós-graduação EAD
Capes abre 8 mil vagas em pós-graduação EAD voltada para professores de Ciências
No Rio Grande do Sul, são 214 oportunidades distribuídas entre polos da UFRGS e da Furg
14/6/23 Agência Brasil
O curso será online, com polos de apoio ao ensino
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC), anunciaram nesta quarta-feira (14) a oferta de 8 mil vagas do curso de especialização Ciência é 10. O curso é voltado para professores que lecionam Ciências nos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental na rede pública. Das vagas anunciadas pelo MEC, 3 mil são para este ano, mas outras 5 mil para 2024.
Com três módulos e carga de 480 horas, o curso visa ampliar os conhecimentos e metodologias dos professores nos temas vida, ambiente, universo e tecnologia. É realizado na modalidade ensino a distância pela Capes em parceria com 18 instituições de Ensino Superior, localizadas em 13 Estados. Ao final, os docentes recebem certificado do MEC.
No Rio Grande do Sul, as instituições parceiras são a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que oferece 64 vagas, e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), com 150 vagas. As oportunidades estão divididas entre os polos de apoio das cidades de Cachoeira do Sul, São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Porto Alegre, Gramado e Jaquirana da UFRGS; e Canguçu, Novo Hamburgo, Picada Café, Sobradinho e Esteio da Furg. Os editais da UFRGS e da Furg estão disponíveis nos sites das universidades.
O formato de inscrições varia em cada instituição. Na UFRGS, os candidatos devem enviar uma série de documentos, descritos no edital, por e-mail até o dia 27 de junho. Já na Furg, os interessados devem preencher um formulário, disponível no site da instituição, e anexar os documentos solicitados até o dia 30 de junho. Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único, que será realizado pela análise do currículo.
Além de promover a qualificação profissional, outros objetivos da especialização são despertar a curiosidade científica e o interesse pelas carreiras tecnológicas entre os alunos, estimular a socialização do conhecimento por meio de aprendizagem participativa e inovadora e melhorar o desempenho dos alunos no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa) no campo das ciências.