13º salário junto ao Banrisul
13º salário; operação de crédito junto ao Banrisul estará disponível a partir de segunda (14)
A contratação da modalidade está programada para começar na segunda-feira (14), nos canais de autoatendimento do banco — caixas eletrônicos, home banking e aplicativo Banrisul Digital.
É preciso selecionar a modalidade Crédito Servidor RS (acessando o menu Empréstimos > Demais empréstimos > Crédito Servidor RS). Nesses canais, a contratação poderá ocorrer 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados, informa a instituição.
Quem não antecipar o 13º salário junto ao banco receberá o valor em 12 parcelas ao longo do próximo ano, com a indenização mensal de 1,22%.
Para servidores(as) que contratarem a modalidade até 17 de dezembro, o valor será creditado em conta corrente no dia 18. De 18 de dezembro de 2020 até 15 de janeiro de 2021, a operação permanecerá disponível para contratação e o crédito será realizado de forma imediata, segundo o Banrisul.
Para agendar o atendimento presencial, o Banrisul disponibiliza o aplicativo Banrisul Digital e o site www.banrisul.com.br. O cliente pode acessar o app e escolher a opção “Agendamento de Atendimento”, que está disponível na primeira tela em “Outros Serviços”. Caso o cliente opte por realizar o agendamento no site, deve clicar na opção “Agende seu Atendimento”.
CPERS luta para garantir acesso a todos
Como em todos os anos desde o governo Sartori, a categoria vive dias de tensão para saber se conseguirá realizar a transação. Tradicionalmente, o Banrisul tem negado o empréstimo aos servidores(as) que têm restrição de crédito ou que estão em litígio com o banco.
Do ponto de vista legal, o CPERS precisa aguardar a negativa para ingressar com um mandado de segurança que force o banco a realizar a operação sem restrições. Acompanharemos de perto para entrar com a ação tão logo quanto possível.
A política de arrocho e descaso do governo leva educadores(as) a contraírem sucessivos endividamentos. Além do salário corroído por uma inflação acumulada de mais de 30%, muitos são obrigados a “comprar” a própria remuneração com juros no início de cada mês, esgotando suas opções de crédito junto ao banco.
Enquanto o governo empurra a categoria para o vermelho, o Banrisul registra sucessivos recordes de lucro, obviamente, às custas dos trabalhadores(as).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Assembleia aprova pagamento de acréscimo de 1,22% ao mês por atraso no 13º salário de servidores
Valor será pago em 12 vezes em 2021 e haverá possibilidade de receber quantia integral em dezembro com empréstimo no Banrisul
MATEUS FERRAZ
O projeto do governo do Estado que prevê indenização aos servidores gaúchos que receberão o 13º salário de 2020 em 12 parcelas ao longo do próximo ano foi aprovado nesta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa. O texto, aprovado por 50 votos a zero, define que os valores serão acrescidos de 1,22% ao mês para custear eventuais taxas e juros, caso o trabalhador deseje receber o valor integral em dezembro, a partir de empréstimo junto ao Banrisul.
Nos próximos dias, o banco deverá divulgar as datas para a contratação do financiamento. A expectativa é de que a operação seja liberada na próxima semana via aplicativo. No entanto, quem optar por essa opção, terá que aguardar para a semana do dia 20 de dezembro para receber os valores. Nesse caso, as parcelas da gratificação natalina pagas ao longo de 2021 serão utilizadas automaticamente para abater o valor adiantado.
Os servidores que não quiserem antecipar o 13º salário junto ao Banrisul, receberão o benefício em 12 parcelas, com a indenização mensal de 1,22%, mesmo sem ter contraído o empréstimo.
Esse é o sexto ano consecutivo de parcelamento da gratificação aos servidores do Executivo via empréstimo bancário. A Secretaria Estadual da Fazenda afirma que a medida reflete a insuficiência financeira do governo gaúcho para o compromisso.
Altera a Lei Complementar nº 10.098, de 3 de fevereiro de 1994, que dispõe sobre o estatuto e regime jurídico único dos servidores públicos civis do Estado do Rio Grande do Sul.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV, da Constituição do Estado, que a Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei Complementar seguinte:
Art. 1º Na Lei Complementar nº 10.098, de 3 de fevereiro de 1994, que dispõe sobre o estatuto e regime jurídico único dos servidores públicos civis do Estado do Rio Grande do Sul, fica acrescido o § 9º ao art. 104, com a seguinte redação:
“Art. 104. .......................... ............................................
§ 9º A indenização de que trata o § 4º deste artigo, referente à gratificação natalina devida no exercício de 2020, será calculada com base em um percentual de 1,22% (um vírgula vinte e dois centésimos por cento) ao mês, “pro-rata die”, sobre o saldo não pago e creditada juntamente com o valor total ou parcial da referida gratificação.”.
Art. 2º O disposto no § 9º do art. 104 da Lei Complementar nº 10.098/94 estende-se aos inativos, aos pensionistas e aos servidores vinculados a estatutos próprios, sem distinção entre quem possui ou não ação judicial e/ou cadastro de inadimplência.
Art. 3º As despesas decorrentes da aplicação desta Lei Complementar correrão à conta de dotações orçamentárias próprias.
Art. 4º Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.
PALÁCIO PIRATINI,
em Porto Alegre, 9 de dezembro de 2020
Empréstimo mais caro
O governador Eduardo Leite havia encaminhado à Assembleia Legislativa o projeto de indenização pelo atraso do 13º salário com indenização mensal de 0,87% ao mês. No entanto, após a decisão do governo federal de revogar a alíquota zero do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) levou o Piratini a rever o índice, incorporando 0,35% ao índice previsto inicialmente.
Assim, o número final ficou em 1,22% ao mês. O impacto ao Estado devido ao atraso e parcelamento da gratificação de 2020 será de R$ 118 milhões com a revisão, ante R$ 84,26 milhões previstos inicialmente.
...............................................................................................................................
Banrisul anuncia linha de crédito para antecipação do 13º salário de servidores estaduais
Contratação da modalidade no banco está programada para começar na segunda-feira
11/12/2020
O Banrisul anunciou, nesta sexta-feira (11), abertura de linha de crédito para antecipação do 13º salário de servidores públicos estaduais e pensionistas que tenham cadastro atualizado e conta ativa. A operação é destinada para quem receberia o recurso de forma parcelada pelo governo do Estado. A aprovação estará condicionada ao enquadramento na política de crédito e risco da instituição financeira.
A contratação da modalidade está programada para começar na segunda-feira (14), nos canais de autoatendimento do banco — caixas eletrônicos, home banking e aplicativo Banrisul Digital. É preciso selecionar a modalidade Crédito Servidor RS (acessando o menu Empréstimos > Demais empréstimos > Crédito Servidor RS). Nesses canais, a contratação poderá ocorrer 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados, informa a instituição.
Aprovado pela Assembleia Legislativa nesta semana, projeto do governo do Estado define correção de 1,22% nos valores ao mês para custear eventuais taxas e juros, caso o servidor deseje receber o valor integral a partir do empréstimo. Quem não quiser antecipar o 13º salário junto ao banco, receberá o benefício em 12 parcelas ao longo do próximo ano, com a indenização mensal de 1,22%.
Diante do atual cenário da pandemia, o Banrisul orienta que os clientes utilizem, preferencialmente, as plataformas digitais. Mas, se necessário, poderão optar pela contratação em qualquer agência da rede.
Para agendar o atendimento presencial, o Banrisul disponibiliza o aplicativo Banrisul Digital e o site www.banrisul.com.br. O cliente pode acessar o app e escolher a opção "Agendamento de Atendimento", que está disponível na primeira tela em "Outros Serviços". Caso o cliente opte por realizar o agendamento no site, deve clicar na opção "Agende seu Atendimento".
Para clientes que contratarem a modalidade até 17 de dezembro, o valor será creditado em conta corrente no dia 18. De 18 de dezembro de 2020 até 15 de janeiro de 2021, a operação permanecerá disponível para contratação, e o crédito será realizado de forma imediata, segundo o Banrisul.
Perguntas e respostas
Quando o Banco irá disponibilizar as linhas de crédito Servidor RS e Pensionista RS?
As linhas de crédito estarão disponíveis de 14 de dezembro a 15 de janeiro. As operações aprovadas e realizadas no período de 14 a 17 de dezembro serão creditadas em conta no dia 18 deste mês. As operações aprovadas e realizadas a partir de 18 de dezembro serão creditadas de forma imediata, diz o banco.
Quem poderá contratar?
As linhas estarão disponíveis para servidores estaduais e beneficiários de pensões alimentícias, que receberão o 13º salário de 2020 parcelado. A aprovação da operação estará condicionada ao enquadramento na política de crédito e risco do Banrisul.
Onde é possível contratar?
As linhas de crédito estarão disponíveis para contratação nos canais de autoatendimento (aplicativo Banrisul Digital, home banking e caixas eletrônicos) e nas agências do Banrisul — nesse caso, sob agendamento.
Qual é o valor da antecipação?
É possível antecipar o valor líquido do 13º salário de 2020.
Quantas operações podem ser contratadas?
Poderá ser contratada uma operação para cada matrícula.
Qual é o prazo da operação?
As operações serão parceladas em 12 vezes, com vencimento no último dia útil de cada mês e primeiro pagamento em janeiro de 2021.