A demonização dos professores

A demonização dos professores

O projeto dos militares e a demonização dos professores,

por Roberto Bitencourt da Silva

O tal projeto verde-oliva pode ser classificado de diferentes maneiras, mas, sem dúvida, projeto de Nação é o que ele definitivamente não é.

 

O projeto dos militares e a demonização dos professores

por Roberto Bitencourt da Silva


Um pretenso projeto nacional, intitulado “Projeto de nação – o Brasil em 2035”, foi lançado ao público faz poucos dias. Alinhavado em conjunto pelos Institutos Sagres, General Villas Boas e Federalistas, organizações vinculadas a militares de alta patente, o documento propõe oferecer uma visão de futuro sobre o Brasil da próxima década, a partir da mobilização de variáveis políticas e econômicas em curso, bem como visão assentada em expectativas de ações reacionárias realizadas por governos da estirpe de Bolsonaro.

O tal projeto verde-oliva pode ser classificado de diferentes maneiras, mas, sem dúvida, projeto de Nação é o que ele definitivamente não é. Trata-se de um apanhado de ideias conservadoras e liberais, desavergonhadamente vende pátria, economicamente ultraliberal e hiperprivatista, socialmente excludente. Além de propor cobranças de mensalidades nas universidades públicas e pagamentos do usuário por serviços no SUS, ele dá uma enorme ênfase ao agronegócio, concebido como pretenso esteio do “desenvolvimento” nacional.




ONLINE
6