Acordo de crédito consignado
MPRS e Banrisul estabelecem acordo de crédito consignado para servidores impactados pelas enchentes
Na tarde desta segunda-feira (24), o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, em conjunto com a Defensoria Pública do Estado e os Procons Estadual e Municipal, assinou um acordo com o Banrisul para estender as operações de crédito consignado dos servidores(as) públicos estaduais e municipais afetados diretamente pelas enchentes.
O acordo, firmado pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, representantes das instituições envolvidas e a Presidência do Banrisul, estabelece que o banco concederá quatro meses de carência (maio, junho, julho e agosto) nas operações de crédito consignado, sem cobrança de juros, encargos adicionais ou aumento no valor das parcelas.
Este benefício se destina aos servidores(as) ativos, inativos e pensionistas que tenham domicílio e residência em município com estado de calamidade pública reconhecida nos termos do Decreto Estadual 57.646/2024, e cadastrados junto ao Banrisul até maio de 2024, em local considerado “Diretamente Atingido” pelo Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP).
Aos demais trabalhadores(as), que não se enquadrem como diretamente atingidos nos termos anteriores, será possibilitada a repactuação do consignado com carência de seis meses, mas com encargos contratuais e parcelas incorporadas ao saldo devedor; os juros e as parcelas não pagas serão diluídos nas prestações seguintes.
Também será reaberto o prazo para que o servidor(a) opte por aderir ou não às propostas, podendo escolher manter as condições atuais de seu contrato. Para aderir formalmente, o servidor(a) público deve comparecer em uma agência do banco ou acessar o aplicativo Banrisul Digital. A adesão do servidor(a) estadual deve ser feita entre os dias 25 de junho e 10 de julho.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Banrisul clicando aqui, pelo WhatsApp neste link ou pelo telefone 0800 646 1515.
FONTE: