Altos salários e pais alfabetizado

Altos salários e pais alfabetizado

O Canadá é um país que ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o oceano Atlântico, a leste, até o oceano Pacífico, a oeste. Ao norte, o país é limitado pelo oceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total.

A Educação no Canadá é altamente descentralizada. O Canadá não possui um órgão governamental central encarregado de monitorar e/ou ditar regras e padrões quanto à educação no país. Ao invés disso, a educação é responsabilidade das províncias e territórios do país. Cada subdivisão possui um Departamento de Educação, que dita regras e padrões válidos para o sistema educacional na subdivisão. Portanto, regras tais como a idade compulsória para crianças e adolescentes frequentarem a escola variam de subdivisão para subdivisão.

A escolaridade é obrigatória em todas as províncias/territórios. A idade em que há essa obrigatoriedade varia no país, geralmente iniciando-se aos 5-7 anos, e sendo obrigatória até os 16-18 anos (ou até a conclusão do ensino secundário), o que contribui para uma taxa de alfabetização de mais de 99%.

O salário médio dos educadores canadenses de escolas públicas na região de Ontário, onde está localizada a cidade de Toronto, é de R$ 20 mil por mês. Estima-se que 94% dos alunos de Ontário frequentem escolas públicas. Como resultado dos investimentos em educação, o Canadá está entre os dez países do mundo com os melhores desempenhos no Programa para Avaliação Internacional de Alunos (PISA, na sigla em inglês).

Na contramão do Canadá, o Brasil paga um dos piores salários do mundo aos seus professores. E, recentemente, fez bloqueios de R$ 5,7 bilhões de verbas para todas as etapas da educação. Na última edição do PISA, o Brasil ficou em 63º lugar, entre 70 países avaliados.

 

https://observatorio3setor.org.br/noticias/canada-professores-com-salarios-de-r-20-mil-e-99-do-pais-alfabetizado/?fbclid=IwAR1mvRti13DX0v8NTHa0cBOSX7EGgBF2uLFN8jG1DN46PmZtS8mjo-B-czI#.YDQfsp5W_TQ.facebook




ONLINE
10