AMPD sobre retorno presencial

AMPD sobre retorno presencial

 

Pode ser uma imagem de texto que diz

Nota da AMPD sobre retorno presencial em agosto de 2021

Porto Alegre, 31 de julho de 2021.

A Associação Mães e Pais pela Democracia ainda vê com cautela e preocupação a volta às aulas presenciais, embora a taxa de ocupação das UTIs e a mortalidade pela COVID-19 tenha reduzido em comparação ao período de suspensão das aulas em bandeira preta no RS entre fevereiro e março de 2021 a partir da nossa Ação Civil Pública.

Houve avanços institucionais com as mais de 20 audiências de conciliação entre governos, sindicatos e AMPD no CEJUSC, tais como: a criação do COE em Porto Alegre e vacinação de professores e profissionais da educação. No entanto, preocupa, conforme dados apresentados pela Central Escolas, Porto Alegre, que em 30% dos casos nas escolas tenha havido recusa de coleta e que os testes não sejam em massa e sistemáticos para evitar surtos e quarentenas de escolas como vimos no interior e nas escolas públicas municipais, especialmente, mesmo com reduzido retorno de alunos.

Da mesma forma, nos preocupa a imposição de retorno ao presencial aos alunos, sem alternativa de ensino remoto ou com essa modalidade bastante relegada frente ao presencial. Sabemos dos enormes déficits gerados pelo apagão educacional e pela ausência de políticas públicas de proteção social, mas para ser realmente seguro o retorno às aulas de estudantes que não estão vacinados é necessário a baliza de indicadores claros, com capacidade de testagem e rastreamento dos casos de COVID-19 e EPIs garantidos pelo poder público e escolas. Além disso, precisa ser mantida a distância de 1,5m entre os estudantes e a máscara adequada.

É frio. Todo cuidado é pouco e a transparência pode mitigar o risco e também o medo frente à pandemia da COVID-19 que ainda tem média móvel de 1.031 óbitos por dia no Brasil e o total de 556.310 vítimas fatais, a maioria das mortes poderia ter sido evitada com governos responsáveis.

Diretoria

Associação Mães e Pais pela Democracia




ONLINE
151