Ano letivo de 2026 começa

Valorização já: ano letivo de 2026 começa com chamado à unidade da categoria
O CPERS acompanha o início do ano letivo de 2026, nesta quarta-feira (18), com a certeza de que cada começo carrega esperança, mas também responsabilidade. Reafirmamos nosso compromisso histórico e inegociável com a defesa da escola pública, laica, gratuita e de referencial social.
É nas salas de aula, nos corredores das escolas e na dedicação diária de cada educadora e educador que se constrói o futuro do Rio Grande do Sul. Por isso, este novo período nos convoca a fortalecer ainda mais nossa organização e a avançar na luta pela valorização profissional de todas(os) as(os) trabalhadoras(es) da educação.
Defender o cumprimento do reajuste linear de 5,4%, estabelecido por medida provisória do governo Lula (PT), é defender dignidade. É exigir que professoras(es) e funcionárias(os) de escola — da ativa e aposentadas(os), com e sem paridade — sejam respeitadas(os) de forma justa e igualitária.
Em 2026, o CPERS estará ainda mais presente. A Direção Central, ao lado dos 42 núcleos do Sindicato, percorrerá todos os cantos do estado com uma caravana, fortalecendo o diálogo no chão da escola, ouvindo a categoria, acolhendo as angústias e construindo coletivamente os caminhos para a educação que defendemos.
Sabemos que os desafios são grandes. Mas maior é a nossa força quando estamos unidas e unidos. A unidade da categoria é o que nos sustenta, nos protege e nos faz avançar. É com organização, participação e solidariedade que seguiremos lutando por melhores condições de trabalho, salários dignos e por uma escola pública que orgulhe a sociedade gaúcha.
A luta continua — e começa, mais uma vez, dentro de cada escola.
Avante, educadoras e educadores!
FONTE:
---------------------------------------------
É tempo de unidade e mobilização!
🔔 Neste início de ano letivo, o CPERS reafirma seu compromisso intransigente com a defesa da escola pública e com a luta pela valorização de toda a categoria. O reajuste de 5,4%, garantido por medida provisória do governo Lula (PT), precisa alcançar de forma linear professoras(es) e funcionárias(os) de escola, da ativa e aposentadas(os), que, em muitos casos, estão há mais de 12 anos sem reajuste. Valorização não pode ser seletiva: é direito!
💪🏾 Este será um ano decisivo para reafirmarmos nosso compromisso com uma educação pública, laica, gratuita e de referencial social. É com esse propósito que, a partir do dia 3 de março, o Sindicato iniciará uma grande Caravana por todo o Rio Grande do Sul, dialogando diretamente nas escolas sobre qual projeto de educação queremos construir para os filhos e filhas da classe trabalhadora.
🤝🏾 A luta continua — e se faz com unidade, organização e participação ativa de todas e todos. Vamos juntas(os) fazer deste ano letivo um marco de resistência e conquistas!
⏯️ Confira, no vídeo, o recado da presidente do CPERS, Rosane Zan!
https://www.instagram.com/reel/DU5V7zDFRc7/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
----------------------------------
⁉️*1ª CRE FECHADA! INÍCIO DAS AULAS: "DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS" DA SEDUC/1ª CRE!*
⏰ 18 de fevereiro, 10h40min
1ª CRE @1cre.poars FECHADA.
🫢 A SEDUC, o Governo Leite não respeitam as Escolas e a Comunidade!
💵 É que ele$ governam para os empresários, não é?
📲 Também, pode informar ao 39° Núcleo do CPERS "O QUE ESTÁ FALTANDO EM SUA ESCOLA".
ASSISTA
https://www.instagram.com/reel/DU5udBUDtJ_/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==




