Aos mestres em humanidade
Aos mestres em humanidade
Não existe mágica, mas requer empatia, escuta, método e conhecimento
15/10/2023
Por Celassi Dalpiaz, Diretora do Colégio Santa Inês
Esta reflexão traz à luz o dia daquele que é capaz de manter acesa a esperança de que o mundo pode ser mudado pela transformação das pessoas, que constrói pontes para os estudantes interligarem os saberes, cujas tecituras se fazem necessárias, envolvendo interações, afetos, perspectivas diversas e intencionalidade. Ensinar pode ser uma arte, mas aprender é uma ciência. É impossível não reconhecermos o papel de pessoas que se doam, em vista da ampliação de oportunidades, cuja mediação possibilita aos estudantes fazerem diferentes leituras de mundo, as quais envolvem intervenções sociais, socioambientais, socioculturais e socio-emocionais.
Precisamos repensar a concepção do que significa ser um educador e o seu papel na sociedade. Um educador que humaniza e transforma, que a impacta através de crianças e jovens. Necessitamos ir além do conceito de que professor apenas dá aula, pois educar transcende a cultura livresca. Envolve interessar-se pelos estudantes, compreendê-los, acolhê-los e criar vínculos para que, efetivamente, possam construir conhecimentos.
Não existe mágica, mas requer empatia, escuta, método e conhecimento
Não existe mágica, mas requer empatia, escuta, método e conhecimento. Precisamos olhar para os que fazem a fim de que aqueles que ainda não descobriram a verdadeira missão sintam-se desafiados a se juntarem aos que impactam positivamente a sociedade, com uma educação científica e de afetos.
Parabéns aos professores que inspiram, transformam e emprestam o seu olhar de possibilidades, sonhos e esperança. Parabéns por transformar muros em pontes, que aproximam e conectam. Fica o convite para, socialmente, reconhecer, respeitar, valorizar e encorajar esse profissional a ser o que precisa ser: um educador comprometido com cidadania global e com a cultura da paz, formando cidadãos que impactarão positivamente a sociedade. Que, no dia de hoje, possamos homenagear os mestres em humanidade e refletirmos sobre o lema da escola Unesco que somos: os Professores que precisamos para a Educação que queremos.
FONTE: