Aprendizado defasado, tropeços na educação
Aprendizado defasado, falta de tecnologia e alta da evasão: tropeços na educação
Repórteres de O TEMPO encontram um cenário preocupante no ensino de crianças e adolescentes ao longo da pandemia
12/04/21
O número de alunos que não estão frequentando as aulas praticamente dobrou ao longo da pandemia - passou de 700 mil para 1,38 milhão de estudantes de 6 a 17 anos, conforme dados obtidos pelo Unicef compilados a partir de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid, feita em 2020. As estatísticas indicam que 3,8% dos alunos estão fora do ambiente escolar.
Ao longo de três semanas, os repórteres de O TEMPO se dedicaram a compreender o desenho atual da educação. Foram ouvidos especialistas, gestores públicos, professores, estudantes e familiares. O cenário é uma mescla de desalento, falta de alternativas e acúmulo de defasagens.
Neste episódio do Mais Podcast, os jornalistas Izabela Ferreira Alves, Queila Ariadne, Rafael Rocha e Tatiana Lagôa detalham os bastidores da apuração, que envolvem relatos sobre o preocupante aumento do trabalho infantil nos últimos 12 meses, a falta de acesso à internet, as limitações na atuação dos conselhos tutelares e a situação de estudantes indígenas e quilombolas, entre outros temas.
Produção e reportagem: Izabela Ferreira Alves, Flávio Tavares, Queila Ariadne, Rafael Rocha e Tatiana Lagôa
Roteiro: Queila Ariadne e Rafael Rocha
Sonorização: Rafael Alves
Coordenação: Queila Ariadne
Coordenação de Jornalismo da Rádio Super: Rodrigo Freitas
Coordenador Adjunto de Jornalismo da Rádio Super: Leo Mendes
Abismo na Educação
Leia a série de reportagens sobre a situação da educação no Brasil durante a pandemia e o agravamento de problemas, como a desigualdade de condições entre alunos de diferentes redes de ensino.
O primeiro capítulo da série mostra que o número de crianças e adolescentes fora da escola duplicou em um ano.
Confira: www.otempo.com.br/hotsites/o-abismo-da-educacao/capitulo-um.