Aprovados em concurso tomam posse
Aprovados em concurso, mais de 1,3 mil professores tomam posse a partir desta terça (23)
Publicação: POR DIEGO DA COSTA
Após a nomeação de 1542 professores aprovados no último concurso público da Rede Estadual, 1334 deles foram considerados aptos para a posse, que ocorre de hoje (23/1) até sexta-feira (26/1). Eles assumirão os respectivos cargos diretamente nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para as quais foram nomeados e iniciarão as atividades a partir da semana que vem.
Para os educadores estarem aptos a iniciar o ano letivo, eles passaram por avaliações médicas e psicológicas e apresentaram toda a documentação exigida para a posse. Além disso, eles receberam uma série de orientações.
A Secretaria da Educação (Seduc) também disponibilizou um guia com dicas de ferramentas, orientações para acesso às plataformas utilizadas, aos principais serviços, às formações educacionais e para utilização das novas tecnologias no desenvolvimento pedagógico dos estudantes.
Para a titular da Seduc, Raquel Teixeira, este processo seletivo é bastante significativo pois, após dez anos, novos profissionais passarão a integrar de forma definitiva a equipe de servidores das escolas estaduais.
“Tornar-se um educador é verdadeiramente inspirador e demonstra o comprometimento de cada um com o crescimento e o desenvolvimento da sociedade. Ser professor é ser um agente transformador. Estamos vivenciando um grande momento de celebração na história da educação gaúcha. Sejam todos bem-vindos à valorosa e qualificada equipe da Rede Estadual”, comenta Raquel.
Processo seletivo
O concurso público, cujo edital foi lançado em março de 2023, destinou-se para as áreas de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena. As vagas foram distribuídas entre as 30 CREs. O resultado final está disponível no site do Instituto AOCP.
De forma inédita, o processo seletivo atendeu às exigências do Decreto 56.229/2021 e reservou vagas para pessoas com deficiência, indígenas, negros e transgêneros.
FONTE:
“Ser professor me orgulha e será minha missão até o final da vida” declara o professor aprovado no concurso, Luís Paulo Xavier
Docente atuou como professor ao longo de 36 anos e agora passa a fazer parte da rede estadual do RS
Publicação: POR DIEGO DA COSTA
O sonho de educar é a marca dos mais de 1,3 mil professores aprovados no último concurso que selecionou novos docentes da Rede Estadual. Enquanto ocorrem as respectivas posses, até 26 de janeiro, serão contadas algumas histórias de vida. A primeira delas é a do educador Luís Paulo Xavier, de 57 anos, da região de Uruguaiana, na 10ª CRE. Ele foi o segundo melhor colocado por nota entre os docentes pertencentes à regional da fronteira.
Capitão do exército brasileiro e formado em Física e Química, o educador é natural de Salvador, na Bahia. Ele já lecionou no Colégio Militar de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e no Colégio Militar de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ingressou nas forças armadas em 1987 e durante 36 anos dedicou a sua vida para ensinar.
Luís foi para Alegrete com a esposa em 2023 para que sua filha concluísse o curso de medicina veterinária. Quando viu o edital do concurso público aberto, ele não pensou duas vezes:
— Quando eu vi que estavam disponíveis vagas para Ciências da Natureza, que inclui Física e Química, componentes dos quais eu me orgulho muito de conhecer e ser formado, eu quis continuar sendo útil à educação brasileira. Me inscrevi e passei, estou muito feliz e realizado enquanto profissional. Eu amo o que eu faço e eu sempre dediquei a minha vida aos jovens deste país.
Ainda, conforme o docente, é preciso desmistificar que a área de exatas é difícil. É preciso tornar o conteúdo atrativo aos estudantes, fazer com que eles reconheçam, na prática, os elementos aprendidos e queiram estar dentro da sala de aula.
Professor de Física e Química, o docente quer mostrar aos alunos que a área das Exatas nao é tão difícil como imaginam - Foto: Seduc
— Lugar de aluno é dentro da escola. Não podemos perdê-los para as drogas e para as más companhias. Nós, professores, temos que ser facilitadores e não dificultadores do aprendizado. Se o estudante não se sentir bem, ele não vai ficar na aula. É preciso atrair eles, motivar eles, para que entendam que podem e devem ter uma vida profissional de sucesso. Eu me orgulho muito da minha profissão e será minha missão até o final da vida, conclui.
Na 10ª CRE, tomaram posse 39 novos professores e eles foram distribuídos em 22 instituições de ensino nos municípios de Alegrete, Itaqui e Uruguaiana. O docente Luís Paulo Xavier já começará o ano letivo de 2024, que inicia no dia 19 de fevereiro, na Escola Lauro Dornelles, de Alegrete, onde atenderá os alunos do 1º ao 3º do Ensino Médio.
Processo seletivo
O concurso público, cujo edital foi lançado em março de 2023, destinou-se para as áreas de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena. As vagas foram distribuídas entre as 30 CREs. O resultado final está disponível no site do Instituto AOCP.
De forma inédita, o processo seletivo atendeu às exigências do Decreto 56.229/2021 e reservou vagas para pessoas com deficiência, indígenas, negros e transgêneros.
FONTE: