Assembleia Geral da categoria março/2023

Último Conselho Geral do ano define Assembleia Geral da categoria para março de 2023

Nesta sexta-feira (16), o Conselho Geral do CPERS se reuniu na sede da entidade para definir as propostas de mobilização e as pautas de reivindicação da educação para o próximo ano. Entre as propostas aprovadas, os conselheiros(as) definiram que a primeira Assembleia Geral de 2023 será realizada em março.

A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, abriu o Conselho com uma análise da política nacional e a necessidade dos educadores(as) permanecerem atentos ao cenário político.

“A atual conjuntura nacional nos permite esperançar um Brasil sem fome, sem ódio e com a garantia de pautas voltadas aos trabalhadores, mas, ainda assim, no próximo ano teremos muita luta na rua para que nossas pautas sejam realmente ouvidas. Precisamos, primeiramente, garantir o pagamento do piso também para os nossos funcionários de escola”.

Helenir ainda complementou com uma análise da situação estadual: “Neste fim de ano, precisamos também estar às movimentações na Assembleia Legislativa. Eduardo Leite enviou um projeto onde aumenta os GDs dos diretores, uma reivindicação de mais de 10 anos do CPERS, mas, ao mesmo tempo, prevê o aumento do seu próprio salário, do seu vice e dos seus secretários. Por isso, deixamos o questionamento, por que quando a questão é dar reajuste para aqueles que ganham menos há uma enorme dificuldade e quando é para os cargos que mais ganham não tem problema?”

Ainda na abertura do encontro, a diretora do 26º Núcleo (Frederico Westphalen), Maria Cleni da Silva, prestou uma homenagem ao professor Ailton Solano Costa de Lima, falecido no último sábado (10), aos 58 anos.

O educador foi diretor do núcleo de Frederico Westphalen por três gestões e atualmente estava como secretário-geral. Sempre presente nas lutas do Sindicato, era incansável na defesa dos direitos da categoria.

Durante o Conselho, os presentes receberam informes sobre a situação das terceirizações nas escolas estaduais, a situação do IPE Saúde e do IPE PREV, e os encaminhamentos do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

Também foi realizada a Eleição de Delegados(as) do CPERS para a 4ª Plenária Intercongressual da CNTE, que se realizará de 17 a 19 de março de 2023, em Brasília/DF.

Foram apresentadas três chapas. Após a votação por cédulas e conforme as proporcionalidades, foram definidos os números de delegados(as):

Chapa 1: 9 delegados(as) e 2 suplentes
Chapa 2: 38 delegados(as) e 8 suplentes
Chapa 3: 27 delegados(as) e 5 suplentes

Os nomes dos representantes serão apresentados até a próxima semana.

Confira abaixo o conjunto das deliberações aprovadas:

1 – Realizar o Conselho Geral de fevereiro no dia 03/03/2023, juntamente com a Assembleia Geral;

2 – Elaborar material com subsídio para debate no retorno às aulas nas escolas sobre as condições de trabalho, valorização dos trabalhadores(as) em educação e recuperação do ensino aprendizagem;

3 – Realizar Ato Público Estadual, no dia da votação do projeto que aumenta o salário do Governador, dos Deputados(as) e Secretários(as) de Governo, aumento do valor do GD de direção das escolas, da PEC 274, do projeto sobre o vale-refeição e do Salário Mínimo Regional;

4 – Exigir que o governo reeleito reveja, com agilidade, a situação do difícil acesso em todas as escolas, inclusive as escolas do campo, pois muitos professores(as) e funcionários(as) estão pagando para trabalhar, tendo de arcar com os gastos do próprio bolso;

5 – Moção de apoio às ocupações e movimentos dos bolsistas e estudantes das Universidades Federais que tiveram seus subsídios cortados;

6 – Lutar para que os professores(as) e funcionários(as) de escola concursados, tenham o direito de solicitar a redução da carga horária de interesse próprio;

7 – Reafirmar ao governo a necessidade das cedências aos núcleos do CPERS e Direção Central;

8 – Exigir que o governo apresente calendário vacinal contra a COVID, com campanha de vacinação e exigência que os professores(as), funcionários(as) e alunos(as) estejam vacinados(as) até a abertura do ano letivo;

9 – Cobrança dos valores desembolsados pelos professores(as) durante a Pandemia;

10 – Insalubridade para auxiliar de serviços complementares;

11 – Moção de Repúdio aos atos antidemocráticos organizados pelos bolsonaristas após o processo eleitoral;

12 – Moção de Repúdio às Câmaras de Vereadores do RS que apoiam os atos antidemocráticos que estão acontecendo no RS e no Brasil.

Porto Alegre, 16 de dezembro de 2022.
Diretoria do CPERS/Sindicato.

ONLINE