Audiência Pública debate Novo Ensino Médio

Audiência Pública debate Novo Ensino Médio

Audiência na Assembleia Legislativa do RS debate o Novo Ensino Médio

No encontro, estudo de pesquisadores da Ufrgs aponta que 14,6% das escolas contam apenas com uma Trilha de aprendizagem do NEM

Correio do Povo

 

Participaram da audiência representantes do Cpers, Uges, além de alunos e comunidades escolares

Participaram da audiência representantes do Cpers, Uges, além de alunos e comunidades
escolares 

 

Em audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (AL), realizada nesta terça-feira (27/6), em Porto Alegre, professores e estudantes se manifestaram a respeito do Novo Ensino Médio (NEM). A atividade foi conduzida pela presidente da Comissão, deputada Sofia Cavedon, com a participação de representantes do setor, como o Sindicato dos Professores do RS (Cpers), a União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (Uges), entre outros.

No encontro, foram apresentados estudos relativos à reforma e à implantação do NEM no Estado, feitas pelo Grupo de Estudos em Políticas Públicas para o Ensino Médio, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do RS (Faced/Ufrgs). Um dos estudos, desenvolvido pelos pesquisadores Ângela Chagas, Maria Beatriz Luce e Mateus Saraiva, revela que, aproximadamente, 14,6% das escolas contam apenas com uma Trilha de aprendizagem do NEM. Esse trabalho assinala, ainda, redução na carga horária em diversas disciplinas essenciais, pouca oferta aos alunos de disciplinas eletivas e divergências no número de Trilhas oferecidas. “Temos evidenciada a execução de um projeto que limita, em vez de flexibilizar; que fragmenta, em vez de diversificar; que nega o direito, em vez de garantir um Ensino Médio como etapa final da Educação Básica”, avalia o documento dos pesquisadores.

O vice-presidente do Cpers, Edson Garcia, considera que a política adotada para o NEM é distante da realidade das escolas. A diretora do 39º Núcleo do Cpers, Neiva Lazzarotto, ressalta a importância da união dos trabalhadores. Já o presidente da Uges, Anderson Farias, aponta que um dos principais problemas é a falta de professores para a capacitação profissional, reiterando que já existe uma Carta das Entidades Estudantis, pedindo a revogação do NEM.

A ata da audiência na AL será transformada em documento, incluindo as pesquisas apresentadas e a Carta de Entidades Estudantis pela Revogação do Ensino Médio. E, segundo a deputada Sofia Cavedon, o material será entregue ao presidente Lula.

Dados da Pesquisa

  • Em 72% dos municípios gaúchos existe apenas uma escola estadual de Ensino Médio.

  • Quase 70% das escolas oferecem somente duas Trilhas.

  • Mais de 40% das escolas oferecem uma só Trilha para os alunos do turno noturno.

  • Cerca de 22% das escolas rurais têm apenas uma Trilha.

  • Escolas com mais Trilhas são aquelas em que os alunos têm maior nível socioeconômico.

  • Há concentração de escolas com apenas uma Trilha, em instituições com menos de 100 estudantes matriculados.

  • Escolas com percentual mais alto de professores que possuem formação adequada têm oferta mais diversa de Trilhas.


FONTE:
https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/ensino/audi%C3%AAncia-na-assembleia-legislativa-do-rs-debate-o-novo-ensino-m%C3%A9dio-1.1054665 

 




ONLINE
149