A volta à escola

A volta à escola

Os estudantes e a volta à escola

Só 39% dos que voltaram presencialmente à escola participaram de aulas de reforço

Em pesquisa recente do Datafolha, a pedido do Itaú Social, Fundação Lemann e BID, foram levantadas percepções de familiares de estudantes sobre a volta às aulas presenciais, depois de quase dois anos letivos inteiros de escolas fechadas ou atendendo alunos em sistema de rodízio.

A pesquisa ouviu 1.308 pais e responsáveis por 1.869 estudantes de escolas públicas, no mês de maio de 2022. Constatou que 91% dos estudantes voltaram às aulas de forma presencial no primeiro semestre de 2022 e que 94% estavam matriculados em escolas que promoveram alguma ação para enfrentar lacunas de aprendizagem deixadas pela pandemia.

No entanto, só 39% deles puderam participar de aulas de reforço, com grandes desigualdades de acesso: os que viviam em condições de maior vulnerabilidade, e que, portanto, mais necessitariam compensar as fragilidades advindas do prolongado fechamento das escolas, foram os menos beneficiados com aulas adicionais.

Nesse sentido, foi bem oportuna a criação, por parte de alguns estados, de auxílios vinculados à presença ou à participação de alunos vulneráveis nas atividades escolares, para combater a evasão.


https://www1.folha.uol.com.br/colunas/claudia-costin/2022/08/os-estudantes-e-a-volta-a-escola.shtml 




ONLINE
93