Banco Concurso Nacional Unificado
Concurso Nacional Unificado: banco de candidatos terá 13 mil vagas; veja como funciona
Lista de espera terá duas vezes o número de vagas imediatas de cada bloco. Prova está marcada para o dia 18 de agosto, após ser adiada em razão da enchente no RS. Seleção tem 2,1 milhões de inscritos
Agência Brasil/Zero Hora
arrowsmith2 / stock.adobe.com
O Concurso Nacional Unificado terá um modelo de seleção inédito, que formará um banco de candidatos aprovados em lista de espera, para futuras convocações. Serão 13.280 classificados para compor o banco. A medida aumentará as chances de convocações entre os 2,1 milhões de inscritos.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reafirmou, nesta sexta-feira (9), que cada um dos oito blocos temáticos do concurso terá um banco de aprovados com o dobro do número de vagas imediatas do respectivo bloco previstas no edital inicial do certame.
O chamado Enem dos Concursos prevê a possibilidade de contratação imediata de 6.640 aprovados para diversos cargos, com exigência de níveis Médio, Técnico e Superior de escolaridade, em 21 órgãos da administração pública.
Lista de espera
A ordem na lista de espera obedecerá as notas mais altas obtidas pelos aprovados e também levará em consideração os cargos e as especialidades escolhidas. O número de vagas em cada um dos oito blocos, conforme o edital é:
- Bloco 1: 727 vagas imediatas e 1.454 outros candidatos ficarão classificados no banco
- Bloco 2: 597 vagas imediatas e outros 1.194 candidatos ficarão classificados no banco
- Bloco 3: 530 vagas imediatas e outros 1.060 candidatos ficarão classificados no banco
- Bloco 4: 971 vagas imediatas e outros 1.942 candidatos ficarão classificados no banco
- Bloco 5: 1.016 vagas imediatas e outros 2.032 candidatos ficarão classificados no banco
- Bloco 6: 359 vagas imediatas e outros 718 candidatos ficarão classificados no banco
- Bloco 7: 1.748 vagas imediatas e outros 3.496 candidatos ficarão classificados no banco
- Bloco 8: 692 vagas imediatas e outros 1.384 candidatos ficarão classificados no banco
Convocações
As novas convocações poderão ser feitas a cada seis meses ou conforme a necessidade e o fluxo de liberação e desocupação dos cargos. Também há a possibilidade das pessoas que estão no banco de candidatos em lista de espera serem chamadas a assumir vagas temporárias no serviço público federal. Caso o candidato assuma uma vaga temporária, ele seguirá no Banco de Candidatos.
Concurso Unificado
A aplicação das provas do concurso unificado do governo federal foi remarcada para 18 de agosto, após adiamento autorizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em maio devido à situação de calamidade provocada pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, entre os meses de abril e maio.
As remunerações variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71 e a banca organizadora do certame é a Fundação Cesgranrio.
FONTE:
Concurso Nacional Unificado: saiba como verificar seu local de prova e onde o exame será aplicado no RS
Candidatos poderão consultar o endereço onde prestarão a prova a partir das 10h desta quarta-feira (7), diretamente no site da Fundação Cesgranrio, organizadora da avaliação. Mais de 78 mil gaúchos estão inscritos
Zero Hora
A partir das 10h desta quarta-feira (7), os candidatos do Concurso Nacional Unificado poderão verificar o local onde realizarão a prova no dia 18 de agosto. No Rio Grande do Sul, que conta com 78,6 mil inscritos, o exame será aplicado em 10 municípios (veja a lista ao fim desta matéria).
O local e horário da prova estarão presentes no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponibilizado a partir das 10h na Área do Candidato no site da Fundação Cesgranrio – organizadora do Concurso Nacional Unificado. Para acessar, basta realizar login neste link com os dados da conta cadastrada no portal gov.br.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo exame, recomenda que os candidatos levem o cartão no dia da prova. Além de indicar o local, o documento apresenta o número de inscrição de cada candidato e informações sobre tratamento especial – como nome social, por exemplo. No site, haverá opção para solicitar correções no cartão.
Com 6.640 vagas abertas em 21 órgãos federais, o Concurso Nacional Unificado recebeu mais de 2 milhões de inscritos de todo o Brasil. Inicialmente, 80.348 gaúchos realizaram a inscrição, no entanto, após a enchente, o número caiu para 78,6 mil.
Abaixo, veja a distribuição dos inscritos no RS:
- Porto Alegre – 37.546
- Pelotas – 10.795
- Santa Maria – 8.778
- Passo Fundo – 4.943
- Santo Ângelo – 4.285
- Caxias do Sul – 3.096
- Santa Cruz do Sul – 2.922
- Bagé – 2.553
- Uruguaiana – 2.533
- Farroupilha – 1.228
Total – 78.679