Biblioteca encerra atividades

Biblioteca encerra atividades

Biblioteca da Escola Patrulhense encerra suas atividades.

 

Atenção comunidade e pais de alunos das escolas estaduais.

Precisamos urgente nos mobilizar para que o governo do estado não feche as bibliotecas das nossas escolas.

Biblioteca da Escola Patrulhense encerra suas atividades.

A direção da E.E.E.M. Patrulhense, nesta semana, fechou sua biblioteca por não ter mais professores. Uma determinação da 11ª CRE, em Osório, essa foi à situação que chega agora na maior expressão do descaso com a educação no estado. 

A biblioteca da escola, aberta desde o dia 11 de março, realizou mais de 188 empréstimos de livros, uma média de 20 livros por dia. Cadastrados hoje com mais de 3.418 exemplares de livros de literatura, clássica, brasileira, juvenil, ficção, romance, biografias e auto-ajuda, sendo que mais de 1000 livros paradidáticos destinados aos professores para pesquisa e estudo. A única biblioteca do estado que possui o programa de gerenciamento de acervo Philos, que foi disponibilizado gratuitamente através de um projeto social da empresa Prima. O sistema consiste no gerenciamento interno da biblioteca, e na disponibilização online de todo o catalogo do acervo para alunos e professores. Este sistema foi implantado em 02 de abril de 2018. Para este ano de 2019 já estavam sendo trabalhados mais cinco projetos. 

Com o projeto brigadeiro livreiro a biblioteca da escola possui um acervo atualizado com livros ainda em pré-venda todos listados pelos próprios alunos. 

De acordo com o critério do RH da Seduc a escola Patrulhense tem direito a 60 horas de biblioteca, ou seja, um professor por turno, pois hoje possui 554 alunos matriculados. O ano letivo iniciou com quatro professores na biblioteca, sendo retiradas uma a uma, sempre com a justificativa da necessidade das mesmas em outras escolas para a sala da aula. Mesma necessidade vivida na própria escola Patrulhense com a falta de professores de historia, sociologia, filosofia e química para todas as 19 turmas. 

“Não estamos pedindo que deixem os alunos sem aulas, mas permitam ao menos uma professora fique e mantenha aberta um pouco em cada turno. Nossos alunos tem o direito à leitura, ao acesso a informação, a manusear livros físicos, a pesquisa e ao conhecimento. Não pedimos muito, só desejamos assegurar o direito à leitura e ao conhecimento aos nossos alunos”, diz Bianca Salazar, diretora.

Estudantes, funcionários e professores estão mobilizados contra esse absurdo. Organizaram um protesto na manhã desta sexta-feira, dia 18, no pátio da escola. Com vendas nos olhos fizeram uns minutos de silencio e com cartazes demonstrando o descontentamento. Para a semana seguinte já estão mobilizados para uma caminhada com todas as escolas do estado de Santo Antônio da Patrulha. 

Na segunda-feira estarei encaminhando um ofício para a secretaria de educação do estado.

fonte: clique aqui

 

Legislação da BIBLIOTECA


Indicação Nº 0033/1980 - medidas para a organização e o funcionamento de bibliotecas nas escolas de 1º e 2º graus do Sistema Estadual de Ensino.

Indicação Nº 0035/1998 - Acrescenta os subitens a Indicação nº 0033/1980

LEI Nº 12.244 DE 24 DE MAIO DE 2010 Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.

LEI Nº 13.601, DE 9 DE JANEIRO DE 2018 - Regulamenta o exercício da profissão de Técnico em Biblioteconomia. Diário Oficial da União - Seção 1 - 10/1/2018, Página 21




ONLINE
64