Biblioteca modelo
A biblioteca escolar modelo
REDAÇÃO, 03/08/2018
O Conselho Regional de Biblioteconomia - 8ª região (CRB-8), levou para a Bienal de São Paulo uma Biblioteca Escolar Modelo.
Com cerca de 50 m², a biblioteca conta com um rico acervo de livros, mobiliário arrojado, sistema informatizado para pesquisa e empréstimo de materiais, além de uma programação cultural, voltada para o incentivo à leitura, sempre com a participação ativa de um bibliotecário, mostrando como uma biblioteca bem estruturada deve ser.
A ideia do estande é sensibilizar a população, os profissionais e as instituições sobre a Lei 12.244/2010, que regulamenta que todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil tenham bibliotecas até 2020.
Além de conhecer a Biblioteca Modelo, as crianças, professores e as famílias poderão participar de uma série de atividades que tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura.
E os bibliotecários que passarem pelo estande poderão emitir e já sair com sua Cédula de Identidade de Bibliotecário (CIB) com todos os dados. Basta levar cópia simples e o original dos seguintes documentos: RG, CPF, título eleitoral, certidão de estado civil e uma foto (3x4) em fundo branco.
Bibliotecas públicas passam a ter acesso à base de dados da Metabooks
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 03/08/2018
Convênio assinado nesta quinta-feira prevê o licenciamento gratuito da plataforma de metadados alemã para as bibliotecas públicas brasileiras
Ricardo Costa, CEO da Metabooks Brasil; Ronaldo Schil, CEO da MVB, Luís Antonio Torelli, presidente da CBL, e Guilherme Relvas, do MinC, assinaram o convênio que licenciou o conteúdo da plataforma de gestão de metadados para as bibliotecas públicas brasileiras | © Divulgação
Ronald Schild, CEO da empresa alemã detentora da Metabooks, aproveitou a sua vinda ao Brasil para assinar um convênio com o Ministério da Cultura (MinC) que prevê o licenciamento gratuito da plataforma de gestão de metadados para que o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas possa acessar as informações atualizadas sobre os títulos do mercado editorial brasileiro, seja para pesquisas sobre especificações técnicas, disponibilidade ou lançamentos de títulos, seja para consultas segmentadas sobre a produção editorial brasileira para subsidiar decisões de compra de acervo.
“É uma base de dados qualificada, segura, com dados confiáveis e disponibilizada de forma gratuita para as seis mil bibliotecas que formam a rede do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas”, enalteceu Guilherme Relvas, diretor do Departamento do Livro, Literatura, Leitura e Bibliotecas do MinC durante a cerimônia de assinatura do convênio.
A Metabooks é uma joint venture entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Associação Alemã de Editoras e Livrarias, por meio de suas duas empresas – a Feira do Livro de Frankfurt e a MVB. Ela nasce para atender a uma antiga demanda do mercado editorial brasileira: a criação de uma base unificada e padronizada de metadados editoriais.