Calendário: Enem, SiSu, Fies e Prouni
Calendário disponível: MEC antecipou as inscrições para quem vai se candidatar ao SiSu
SiSu, Fies e Prouni tiveram as datas modificadas pelo MEC para quem deseja se inscrever em 2023. Confira o calendário e fique atento!
Por Bruna Machado
A modificação da data para se inscrever no SiSu foram movimentadas pelo Ministério da Educação (MEC) na tentativa de alinhar todos os calendários. A proposta será para unir as datas de entrada nos processos seletivos das instituições públicas e privada, garantindo que todos esses prazos estejam alinhados.
Além do SiSu (Sistema de Seleção Unificada), houve modificação no calendário do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e do ProUni (Programa Universidade para Todos) também tiveram seus calendários com nova data para a inscrição.
Saiba mais sobre os programas e alterações de datas
SiSu, Fies e ProUni são os programas para quem já realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançam todos os brasileiros que concluíram o ensino básico do país. O SiSu é direcionado para quem realizou a prova ainda em 2022. O ProUni aceita a nota dos vestibulandos que realizaram o Exame em 2021 e, para se candidatar ao Fies, aceitam todos os que realizaram a prova a partir de 2010.
No SiSu, as inscrições acontecem por meio do CPF e da senha que os candidatos usaram para entrar no portal do ENEM. Após entrar na plataforma, o estudante precisará escolher dois cursos das universidades federais que disponibilizam no ensino. Será preciso aguardar o resultado das pesquisas que vão sair posteriormente.
Para o mês de janeiro de 2023, o MEC garantiu que vai publicar o edital com os cronogramas e como deverão ser feitas as inscrições.
Calendário do SiSu
Para as inscrições no SiSu, o prazo será do dia 16 até o dia 24 de fevereiro de 2023, com o resultado sendo divulgado para o dia 28 de fevereiro. No calendário anterior, o prazo para a divulgação das vagas seria para o dia 7 de março.
As inscrições para o ProUni estarão abertas a partir do dia 28 de fevereiro, se estendendo até o dia 3 de março. A primeira chamada está prevista para o dia 7 e a segunda para o dia 21 de março.
As inscrições do Fies começarão no dia 7 de março e vão até o dia 10, com a divulgação do resultado para o dia 14 de março.
Enem 2023: divulgadas novas datas da prova; Saiba quando começam as inscrições
Calendário da prova foi divulgado pelo Inep nesta segunda-feira, 2.
Por Murillo Soares
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) começou o ano com a divulgação das datas do Enem 2023. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 2, por meio do Diário Oficial da União (DOU).
Além das datas da prova, o Inep também divulgou o cronograma completo do exame. O órgão publicou quando começam as inscrições, a divulgação do gabarito e do resultado final.
Também foram divulgadas as datas da para as Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Ademais, o órgão do governo federal afirmou que um edital com descrição de todas as etapas da prova será publicado nos próximos dias.
Se você pretende fazer o Enem 2023, atente-se às datas abaixo.
Cronograma do Enem 2023:
- Inscrições: 8 a 19 de maio;
- Provas: 5 a 12 de novembro;
- Divulgação do gabarito: 24 de novembro;
- Resultados: 16 de janeiro de 2024.
Cronograma do Enem PPL:
- Inscrições: 9 a 27 de outubro;
- Provas: 12 e 13 de dezembro;
- Divulgação do gabarito: 27 de dezembro;
- Resultados: 16 de janeiro de 2024.
Outras ações do Inep
A publicação no Diário Oficial da União também trouxe o cronograma de outras ações do Inep. Dentre eles, estão: Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Além disso, o DOU trouxe datas do exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Veja o cronograma completo no site do Instituto. Clique aqui.
Enem: algumas mudanças estão previstas para as próximas edições; confira
Na última semana, o MEC, órgão responsável por elaborar e aplicar as provas, juntamente com o Inep, anunciou que o exame passará por modificações.
Por Bruna Machado
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aplicado no país todos os anos, há muito tempo. Por meio dessa prova, os alunos podem medir seus conhecimentos e ingressar na faculdade. Há também descontos em universidades e programas educacionais para beneficiar os jovens a partir das notas obtidas.
Na última semana, o Ministério da Educação (MEC), órgão responsável por elaborar e aplicar as provas, juntamente com o Inep, anunciou que o exame passará por modificações, que estão previstas para serem aplicadas a partir do ano de 2024, alterando diversos aspectos, que você poderá conhecer neste artigo.
Atualmente, as provas são aplicadas em duas etapas, e geralmente são feitas em dois domingos consecutivos do mês de novembro.
Uma das principais mudanças propostas está na composição da prova, uma vez que um novo sistema de ensino médio já está em vigor no país, tanto nas escolas públicas quanto nas particulares. O novo padrão é chamado de Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Dessa forma, as quatro divisões que estão presentes no sistema atual de avaliação (ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias) serão substituídas. Assim, elas darão espaço ao novo modelo.
Para o primeiro dia de prova, a composição será, em sua maioria, de questões de língua portuguesa e matemática. Assim, os alunos ficarão encarregados de interpretar questões, usar o raciocínio lógico e também o contexto das informações recebidas. Além disso, no primeiro dia de prova, também será feita a aplicação da redação.
Já o segundo dia será composto de acordo com a escolha do aluno no ensino médio, sendo feita a partir de blocos com opções de matérias, que poderão ser:
- Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Quanto à pontuação da prova, a principal mudança deve ser a entrada de questões dissertativas. Hoje, a avaliação é totalmente composta por questões de múltipla escolha. Assim, irá mudar também o peso das questões. Ainda haverá benefícios para alunos do ensino técnico, com bônus na pontuação de acordo com a área escolhida.
https://escolaeducacao.com.br/enem-algumas-mudancas-estao-previstas-para-as-proximas-edicoes/