Campanha do Setembro Amarelo

Campanha do Setembro Amarelo

 

Campanha do Setembro Amarelo realça a importância de buscar ajuda


Se precisar, peça ajuda! Esse é o lema da campanha do Setembro Amarelo de 2024, encabeçada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para impulsionar o cuidado com a saúde mental e prevenir mortes por suicídio. Em nome do seu Departamento de Saúde do Trabalhador, o CPERS assegura seu comprometimento com a iniciativa e chama atenção para o adoecimento vivenciado pelas(os) educadoras(es). 

Diante do acúmulo de tarefas, da jornada exaustiva de trabalho, da desvalorização salarial, da precarização das leis trabalhistas e da rotina desafiadora dentro das escolas, professoras(es) e funcionárias(os) têm apresentado quadros graves de depressão, ansiedade e burnout. Apesar de não haver levantamentos específicos sobre o adoecimento da categoria no Rio Grande do Sul, o estado possui a maior taxa de suicídios do Brasil, segundo dados do DataSus de 2022

As doenças mentais não estão desconectadas da realidade social em que vivem as(os) trabalhadoras(es) e, por essa razão, o suicídio precisa ser encarado como uma questão de saúde pública. Governantes das instâncias municipal, estadual e federal devem se responsabilizar pela promoção de políticas que garantam a dignidade e o bem-estar de todas(os).

O CPERS dialoga sobre saúde mental durante todo ano nos encontros com as(os) educadoras(es) gaúchas(os), mas ao longo do mês de setembro o Sindicato dará atenção ao tema, pautando o cuidado psicológico e os desafios vivenciados pelas(os) profissionais da educação em suas atividades. Acompanhe!

Se precisar de ajuda, não hesite em buscá-la. O Centro de Valorização da Vida (CVV) funciona 24 horas por dia no telefone 188. O CPERS também possui convênio com terapeutas, psicanalistas e psicólogos. Contate-os!

FONTE:

https://cpers.com.br/campanha-do-setembro-amarelo-realca-a-importancia-de-buscar-ajuda/ 




ONLINE
57