Carteira nacional do professor

Carteira nacional do professor

Carteira nacional do professor será entregue a partir de outubro 

Documento garantirá descontos culturais e benefícios exclusivos para professores; o lançamento depende da sanção do PL 41/2025, aprovado em regime de urgência pela Câmara

Por César Fraga / Publicado em 2 de setembro de 2025

 

Carteira nacional do professor será entregue a partir de outubro
Foto: José Cruz/Agência Brasil

 

 

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a entrega da Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) começará em outubro, mês em que se celebra o Dia do Professor.

O lançamento depende da sanção do Projeto de Lei (PL) 41/2025, aprovado em regime de urgência pela Câmara dos Deputados no dia 19 de agosto. Segundo o ministro, a assinatura presidencial está prevista para 15 de outubro.

“Com a aprovação da Carteira Nacional de Docente no Brasil, o Congresso Nacional reconhece a profissão mais importante da nação, que forma os médicos, advogados e todos os outros profissionais do nosso país”, afirmou Camilo Santana em vídeo publicado nas redes sociais.

O projeto é de autoria do senador licenciado pelo Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana.

Benefícios previstos

O documento, emitido pelo Ministério da Educação (MEC), garantirá aos professores descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows. Também dará acesso a um cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, sem cobrança de anuidade.

Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), a CNDB oferecerá 15% de desconto em diárias de hotéis. Outras vantagens devem ser anunciadas em outubro, de acordo com o ministro.

Cadastro obrigatório

A carteira será destinada exclusivamente a professores da educação pública e privada, nas esferas federal, estadual e municipal. Para emitir o documento, os profissionais deverão preencher cadastro no site do programa Mais Professores para o Brasil, usando conta Gov.br com CPF e senha.

As informações serão verificadas em bases de dados do governo federal, como a Receita Federal e o Censo Escolar. O professor deverá informar vínculo de docência, município e unidade da federação onde atua.

Pelo projeto aprovado, estados, Distrito Federal e municípios devem fornecer periodicamente os dados necessários para manter a base nacional de professores atualizada.

A medida integra o programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de valorização e qualificação do magistério da educação básica, além de incentivos à docência no país.

FONTE:

Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC

Projeto que cria documento aguarda sanção presidencial

Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil

Publicado em 01/09/2025 - Brasília
Rio de Janeiro (RJ), 04/06/2025 – A professora do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) 001, Maria Aparecida Castro durante aula na instituição, no Catete, na zona sul da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (1º) que a entrega da Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) ocorrerá a partir de outubro, mês em que é comemorado o Dia do Professor.

Camilo Santana comemorou a aprovação em regime de urgência, pela Câmara dos Deputados, no último dia 19, do Projeto de Lei (PL) 41/2025, que autoriza a criação do documento, com validade em todo o território nacional.

“Com a aprovação da Carteira Nacional de Docente no Brasil, o Congresso Nacional reconhece a profissão mais importante da nação, que forma os médicos, advogados e todos os outros profissionais do nosso país”, destacou o ministro, em vídeo publicado nas suas redes sociais.

O projeto de lei aguarda sanção presidencial e deve ser assinado em 15 de outubro, de acordo com Camilo Santana.

Vantagens

novo documento, emitido pelo Ministério da Educação (MEC), dará aos professores descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows.

O ministro adiantou que cada profissional com a Carteira Nacional de Docente no Brasil terá acesso a um cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, sem pagamento de anuidade.

“Vamos anunciar em outubro, que é o mês do professor, várias outras vantagens. Será a sanção da lei, a entrega das carteiras, para que a gente possa reconhecer a importância do papel do professor em um país, em uma nação.”

Camilo Santana destacou que a carteira dará ao professor o direito de aproveitar o desconto de 15%, exclusivo a esses profissionais, nas tarifas de diárias de hotéis, a partir da parceria firmada entre a pasta e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).

Cadastro

A Carteira Nacional de Docente no Brasil é um documento de identificação destinado, exclusivamente, aos professores da educação pública e privada nas esferas federal, estadual e municipal.

Para a emissão da carteira, o professor deve preencher seu cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil. Os interessados já podem usar a conta da plataforma Gov.br com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados.

O site do programa avisa que as informações serão verificadas por meio das bases de dados do governo federal, como os registrados na Receita Federal do Brasil, e do cadastro do Censo Escolar.

Ao se cadastrar, o professor deverá indicar o tipo de vínculo de docência, além do município e da unidade da federação onde atua.

O prazo de emissão da nova carteira dependerá da disponibilidade dessas informações.

Pelo projeto de lei aprovado no Congresso, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem informar os dados necessários para a manutenção e a atualização da base de dados de profissionais da educação.

A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de valorização e qualificação do magistério da educação básica, bem como de incentivo à docência no país.




ONLINE
11