Combate fake news com educação
Finlândia combate fake news com educação e confiança nas instituições
“Educação e confiança nas instituições são ingredientes fundamentais para o combate eficiente das fake news”, afirma Carlos Eduardo Lins da Silva
Publicado: 14/11/2022 Atualizado: 16/11/2022
No episódio de hoje (14), o professor Carlos Eduardo Lins da Silva comenta o sucesso da Finlândia no combate às fake news. Para ele, aparentemente, o principal motivo é a confiança nas instituições e nas pessoas.
Na Finlândia, 71% das pessoas confiam no governo em comparação com a média dos países que compõem a OCDE, que é de 41%. Em compensação, no Brasil, somente 34% confiam no governo e 41% confiam nos veículos de comunicação.
Outra razão porque a desinformação na Finlândia não frutifica tanto é que todo o sistema educacional é dirigido transversalmente, para que as crianças aprendam a ter espírito crítico não só pela alfabetização midiática, mas também nas aulas do currículo mínimo; por exemplo, o pensamento critico é ensinado em aulas de matemática.
Para o colunista, tanto a confiança nas instituições e pessoas quanto a educação são fundamentais para o controle das fake news.
Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar toda segunda-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.