Comissão rejeita disciplina Libras

Comissão rejeita disciplina Libras

Por restrição legal, comissão rejeita Libras como disciplina obrigatória no ensino fundamental

Proposta será enviada ao Conselho Nacional de Educação como recomendação do legislativo

24/11/2021 

Wesley Amaral/Câmara dos Deputados

Comissão Especial PEC 383/17 - Financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Dep. Eduardo Barbosa PSDB-MG

Eduardo Barbosa sugeriu que a proposta fosse transformada em indicação ao CNE

A Comissão de Educação rejeitou nesta terça-feira (23) projeto de lei que inclui o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina obrigatória no currículo do ensino fundamental. A proposta (PL 3986/20) é da deputada Greyce Elias (Avante-MG).

A rejeição foi recomenda pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que relatou a matéria. Ele também pediu a rejeição dos seis projetos apensados, que tratam igualmente da inserção de Libras no currículo escolar.

Apesar de reconhecer o mérito das propostas, ele disse que a apresentação de projetos de lei com intuito de criar disciplinas ou estabelecer conteúdos mínimos obrigatórios no currículo escolar é de competência do Poder Executivo, conforme a legislação atual.

Esse entendimento é inclusive amparado em uma súmula da comissão que orienta a apresentação de pareceres a projetos pelos deputados.

Como foi rejeitado pela única comissão de mérito, o projeto será arquivado. A menos que haja recurso para análise do texto no Plenário.

Indicação
A impossibilidade de acolher o projeto levou o relator a propor, como alternativa, uma indicação ao Conselho Nacional de Educação (CNE) sugerindo a instituição de diretrizes e parâmetros normativos para garantir a plena educação das pessoas surdas. A medida foi aprovada pela comissão.

Indicação é uma proposta parlamentar que recomenda a adoção de alguma medida de iniciativa exclusiva de outro poder.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Roberto Seabra

Fonte: Agência Câmara de Notícias

https://www.camara.leg.br/noticias/830669-por-restricao-legal-comissao-rejeita-libras-como-disciplina-obrigatoria-no-ensino-fundamental/ 

 




ONLINE
157