Comitê Estadual de Educação do Campo

Comitê Estadual de Educação do Campo

Encontro marca a retomada do Comitê Estadual de Educação do Campo

O evento ocorreu no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Porto Alegre

Publicação: 

 

Após sete anos, o Comitê Estadual de Educação do Campo realiza, nesta terça-feira (16), a retomada dos trabalhos.

Após sete anos, o Comitê Estadual de Educação do Campo realiza, nesta terça-feira (16),
a retomada dos trabalhos. - Foto: Priscila Valério
POR DANIEL MARCILIO

 

Nesta terça-feira, 16 de abril, um evento realizado no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Porto Alegre, marcou o início das atividades de retomada e de reestruturação do Comitê Estadual de Educação do Campo (CEEC). A primeira reunião de 2024 do colegiado contou com a participação de integrantes de diferentes entidades representativas ligadas à Educação no Campo, que se reuniram para trocar experiências pedagógicas e debater os desafios dessa modalidade de ensino.

Entre os temas abordados estão questões sobre o acesso à escolarização formal nas áreas rurais, iniciativas para conter a evasão do campo e as principais atividades pedagógicas realizadas pelas instituições participantes do comitê. Conforme destacou a assessora pedagógica Ana Paula Fialho, coordenadora titular do CEEC na Secretaria Estadual da Educação, é fundamental dialogar diretamente com as experiências dos alunos no campo. “É preciso pensar numa organização curricular que contemple as especificidades, a realidade dos jovens no campo. É estar na escola para adquirir conhecimento a fim de permanecer no campo com qualidade de vida, sustentabilidade e rentabilidade”, afirma Ana Paula. Ao final, foram estabelecidas ações para os próximos meses, com a proposta de fortalecer o alcance do comitê.

Saiba mais:

A Educação do Campo compreende todos os níveis da educação básica, do infantil ao ensino médio, incluindo modalidades de ensino como a Educação Especial, Educação Escolar Indígena e Quilombola, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, ela se diferencia por ser articulada ao contexto rural, partindo das formas de organização, saberes e valores das populações do campo de maneira a qualificar o processo de ensino e aprendizagem nessas comunidades. Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2023, existem 441 escolas estaduais de Educação no Campo no Rio Grande do Sul, abrangendo aproximadamente 35 mil estudantes.

O CEEC foi criado em 2012 para acompanhar e auxiliar na criação de políticas públicas voltadas para a Educação no Campo, porém estava desativado desde 2017. Retomado em dezembro de 2023, o colegiado é coordenado pela Secretaria Estadual de Educação. O comitê é formado por 25 representantes de órgãos, Entidades da Administração Pública e convidados de movimentos sociais, sindicatos e outras organizações que atuam de forma relevante e destacada nas questões relativas à Educação no Campo.

 

FONTE:

https://educacao.rs.gov.br/encontro-marca-a-retomada-do-comite-estadual-de-educacao-do-campo




ONLINE
5