Componentes essenciais para a alfabetização

Componentes essenciais para a alfabetização

PNA estabelece seis componentes essenciais para a alfabetização

Elementos correspondem a habilidades e competências fundamentais para o sucesso no ensino da leitura e da escrita

Publicado em 28/05/2021


A Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf), busca elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro. Para isso, a PNA elenca seis componentes essenciais que devem apoiar os bons currículos e as boas práticas de alfabetização baseada em evidências.

O primeiro componente, a consciência fonêmica, diz respeito ao conhecimento consciente das menores unidade fonológicas da fala (fonemas) e a capacidade de manipulá-las intencionalmente, ou seja, a compreensão de que uma palavra falada é composta por uma sequência de fonemas. A PNA indica que para que a consciência fonêmica seja desenvolvida, é necessário um ensino intencional e sistematizado, que pode ser acompanhado de atividades lúdicas, com o apoio de objetos e melodias.

instrução fônica sistemática, segundo componente, leva a criança a aprender as relações entre as letras (grafemas) e os menores sons da fala (fonemas). Para que o ensino do conhecimento fônico seja eficaz, é necessário que ele seja explícito e sistemático, fazendo com que as crianças apliquem na leitura de palavras, frases e textos aquilo que aprendem sobre as letras e os sons, conforme evidencia o Caderno PNA.

O terceiro componente, fluência em leitura oral, diz respeito à habilidade de ler um texto com velocidade, precisão e prosódia. É recomendado que este terceiro componente seja desenvolvido em sala de aula pelo incentivo à prática de leitura de textos em voz alta, acrescida da modelagem da leitura fluente.

desenvolvimento de vocabulário, quarto componente essencial à alfabetização, tem por objetivo tanto o vocabulário receptivo e expressivo, quanto o vocabulário de leitura. A PNA indica que o vocabulário pode ser desenvolvido indiretamente, por meio de práticas de linguagem oral ou de leitura em voz alta, feita por um mediador ou pela própria criança; ou diretamente, por meio de práticas intencionais de ensino.

O quinto componente é a compreensão de textos. Trata-se de um processo intencional e ativo, desenvolvido mediante o emprego de estratégias de compreensão. Já o sexto e último componente, produção de escrita, diz respeito à habilidade de escrever palavras e de produzir textos. Este componente envolve diferentes níveis: a caligrafia, a ortografia, a consciência sintática e o escrever e redigir.

Todos os seis componentes são habilidades e competências fundamentais para o sucesso no ensino da leitura e da escrita. Para saber mais sobre os elementos, acesse o Caderno Política Nacional de Alfabetização.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sealf


https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/pna-estabelece-seis-componentes-essenciais-para-a-alfabetizacao 

 




ONLINE
16