Concurso será realizado no final de junho
Provas do concurso público para professor da rede estadual serão realizadas no final de junho
Mais de 25 mil pessoas se inscreveram no certame
14/6/2023
Aplicação do exame vai durar quatro horas. Jean Pimentel / Agência RBS / Agência RBS
Faltam menos de duas semanas para a realização do concurso público para professor da rede estadual do RS — o primeiro em 10 anos. Na semana passada, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) divulgou data, hora e local em que as mais de 25 mil pessoas que se inscreveram no certame realizarão as provas.
As provas objetiva e de redação, para todos os cargos, serão aplicadas no dia 25 de junho, que cai em um domingo, no período da tarde. O portão de acesso aos locais de realização do concurso será aberto às 12h45min e fechado impreterivelmente às 13h45min.
O certame será realizado nos municípios de Bagé, Guaíba, Santa Rosa, Bento Gonçalves, Ijuí, Santana do Livramento, Cachoeira do Sul, Osório, Santo Ângelo, Canoas, Palmeira das Missões, São Borja, Carazinho, Passo Fundo, São Leopoldo, Caxias do Sul, Pelotas, São Luiz Gonzaga, Cruz Alta, Porto Alegre, Soledade, Erechim, Rio Grande, Três Passos, Estrela, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Gravataí, Santa Maria e Vacaria. O local de realização das provas estará disponível a partir das 15h da próxima segunda-feira (19) no site do Instituto AOCP, responsável pelas provas. Para consultar a situação de um candidato, clique aqui.
A aplicação dos exames terá início 15 minutos após o fechamento do portão de acesso, com duração de quatro horas. Nesse período, está incluído o tempo de marcação na folha de respostas, da parte objetiva, e o preenchimento da folha da versão definitiva da redação.
Para a realização da prova, cada candidato deve levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente, documento de identificação original e impresso com foto e o cartão de informação do candidato.
Essa é a primeira vez em 10 anos em que o governo do Estado abre novas vagas para o cargo de docente. São 1,5 mil vagas para diversas áreas, em diferentes regiões. No entanto, ficaram de fora oportunidades de docência para série de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, História, Sociologia, Ensino Religioso, Filosofia, Arte, Educação Física e Língua Espanhola.
FONTE: