Congresso sobre Cidades Educadoras

Congresso sobre Cidades Educadoras

Porto Alegre sedia Congresso sobre Cidades Educadoras em 29 e 30 de novembro

Inscrições para o evento estarão abertas a partir de 31 de outubro

Correio do Povo

Com o objetivo de promover o diálogo e compartilhar experiências educacionais, será realizado o 1º Congresso Porto Alegre Cidade Educadora, nos dias 29 e 30 de novembro. O evento acontecerá em consonância com o Dia Internacional das Cidades Educadoras (comemorado em 30 de novembro), sendo promovido nas universidades Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) e do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). As inscrições e o agendamento para a ação “Experiências Educadoras na Cidade” devem começar no dia 31 de outubro.

O secretário municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, diz que é importante unir forças para executar ações que reforcem a educação. Já a secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, ressalta que uma cidade educadora prospecta e realiza atividades que vão além de um conceito tradicional e unilateral. Supera a ideia de que a escola é o único ator que ensina e educa.

A programação do evento envolve, entre outras ações, palestras, compartilhamento de ideias, mostra de trabalhos, apresentação cultural e exposição de ilustração. E terá, como atração, as “Experiências Educadoras na Cidade”, onde os participantes poderão escolher uma das sete rotas: Museus, Inovação, Comunidades, Territórios Negros, Protagonismo Infantil e Mobilidade Urbana. Essa atividade permitirá verificar diferentes ações que tornam uma cidade mais educadora.

No início de março deste ano, Porto Alegre retornou oficialmente à Rede Internacional das Cidades Educadoras. Nela, municípios de diversos países compartilham princípios básicos de educação, partindo da convicção de que o desenvolvimento dos seus habitantes não pode ser deixado ao acaso.

Princípios básicos

Na Carta Inicial, os municípios com representação no Congresso Internacional das Cidades Educadoras, em 1990, em Barcelona (Espanha), apontaram princípios básicos do impulso educativo da cidade. A Carta foi revista no II Congresso Internacional, em 1994, na Bolonha (Itália), para adaptar as perspectivas aos novos desafios e necessidades sociais.

Na Cidade Educadora, a educação transcende a escola, para impregnar a cidade. Foca em educação para a cidadania; e todas as administrações assumem a responsabilidade na educação e transformação da cidade, em espaço de respeito pela vida e pela diversidade.


https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/ensino/porto-alegre-sedia-congresso-sobre-cidades-educadoras-em-29-e-30-de-novembro-1.912005




ONLINE
149