Contra proposta de reestruturação do IPE Saúde
Frente dos Servidores Públicos desaprova proposta de reestruturação do IPE Saúde e cobra mesa de negociação pela revisão geral
No fim da tarde desta terça-feira (25), entidades que compõem a Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP), entre elas o CPERS, se reuniram com representantes do governo do Estado, para exigir o imediato estabelecimento de uma mesa de negociação sobre a revisão geral da inflação nos salários e rejeitar qualquer alteração no IPE Saúde que onere, ainda mais, os servidores(as) estaduais.
Diante das perdas salariais e a consequente corrosão do poder de compra do funcionalismo gaúcho, que acumula um endividamento crescente e perdas inflacionárias de quase 60%, as entidades pediram um olhar atento do governo à emergência de se estabelecer um debate, visando a salvaguardar, ao menos, os índices inflacionários nos vencimentos.
No dia 25 de janeiro deste ano, representantes da FSP entregaram um ofício à Casa Civil solicitando audiência com o governador Eduardo Leite (PSDB) para tratar sobre o tema. Na oportunidade, foi garantido que na primeira quinzena de fevereiro seria realizada uma reunião, mas até o momento o encontro não foi marcado.
A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, ressalta que, antes de qualquer debate sobre o IPE Saúde, a Frente dos Servidores exigirá a sua pauta principal, a valorização salarial das categorias.
“Nossa posição é totalmente contrária a esta proposta de reestruturação do IPE Saúde, onde quem ganha mais vai pagar menos e quem ganha menos pagará mais. Não podemos aceitar qualquer alteração no Instituto sem falar em valorização dos servidores. Por exemplo, os nossos funcionários de escola, que ganham um salário básico de R$ 657,00, não podem pagar R$ 501,00 para manter um dependente no IPE Saúde, isso é desumano”.
A primeira proposta do governo do Estado para a reestruturação do Instituto penaliza, sobremaneira, os servidores(as) com baixos vencimentos e aqueles com idade avançada. No entanto, causa estranheza que, por outro lado, a proposta apresente uma tabela que beneficia, com a redução do percentual de contribuição, os detentores de salários mais elevados.
Ao fim do encontro, as entidades entregaram um ofício destacando as pautas das categorias e exigindo a abertura da mesa de negociação. Clique aqui para conferir a íntegra do documento!
Representando o governo, participaram da reunião, o subsecretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o subsecretário adjunto de Planejamento, Governança e Gestão, Bruno Silveira, e o presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene.
Nesta quarta-feira (26), a Frente dos Servidores realizará um Ato Unificado por salário digno e um IPE Saúde público, solidário e de qualidade. A concentração será a partir das 9h, em frente ao IPE Saúde, em Porto Alegre. Após, será realizada uma caminhada até o Palácio Piratini.
>> Entidades que participaram da reunião desta terça:
CPERS
UGEIRM
Sindjus/RS
Sindppen
CEAPE-Sindicato
SINDTCE-RS
Sindsepe/RS
Simpe/RS
Sinapers
Sindicaixa
ASJ/RS
Sindpers
Sintergs
Aprojus
Afocefe Sindicato
ASPGE