Contratações temporárias suspensas

Contratações temporárias suspensas

Justiça suspende seleção do governo do Estado para contratações temporárias 

Decisão liminar considera que o processo não atende aos requisitos para contratação temporária. Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Rio Grande do Sul (Sintergs) havia ingressado com Ação Civil Pública questionando a forma de escolha dos candidatos

Lisielle Zanchettin
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Processo foi anunciado pelo governo do Estado no início do mês de
novembro.    
Mateus Bruxel / Agencia RBS

 

 

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul suspendeu, nesta segunda-feira (16), em decisão liminar, o processo seletivo aberto pelo governo do Estado para contratações temporárias. A decisão atende pedido do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Rio Grande do Sul (Sintergs). Mais de 56 mil pessoas se inscreveram para as mais de 2 mil vagas. 

A magistrada entendeu que o processo seletivo não atende aos requisitos para a contratação temporária, o que torna a seleção inconstitucional. Ainda cabe de recurso. 

De acordo com o sindicato, o processo sem aplicação de prova teórica ou objetiva e com seleção por meio da análise de títulos dos candidatos, não está de acordo com as regras que um concurso público exige.

Para o Sintergs, a decisão reforça o respeito aos requisitos constitucionais que exigem a realização de um concurso público.

A Procuradoria-Geral do Estado informou que ainda não foi intimada e irá analisar a melhor alternativa jurídica a ser adotada após a notificação.

Mais de 56 mil inscritos

O processo seletivo simplificado foi anunciado em novembro pelo governo do Estado, com 2.052 vagas e salários de R$ 3,5 mil a R$ 16 mil. Mais de 56 mil pessoas se inscreveram para as funções de nível Médio e Superior, espalhadas pelo Rio Grande do Sul. A contratação é para 24 meses, com possibilidade de renovação por igual período.

Os cargos com maior número de inscritos são os de Agente Administrativo (de nível Médio), Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão e Analista de Projetos e Políticas Públicas nas funções de Administrador e Analista em Educação.

 

FONTE:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao/carreira/noticia/2024/12/justica-suspende-selecao-do-governo-do-estado-para-contratacoes-temporarias-cm4rf9ngz005i011uvfwtnu8e.html?fbclid=IwY2xjawHNjppleHRuA2FlbQIxMQABHYZ_NPdt2gzf7IhAdRxFMBQ300-LBZqhtC7y7MKkOWeHyCuu66TcgNiXhw_aem_a0sOZFcAX-mpwOVupmcOqg 




ONLINE
9