CPERS manifesta solidariedade à APEOESP

Em defesa da liberdade sindical e da educação pública, CPERS manifesta solidariedade à APEOESP
O CPERS manifesta sua solidariedade à APEOESP, suas(seus) dirigentes, funcionárias(os) e toda a categoria das(os) professoras(es) do Estado de São Paulo, diante do grave episódio ocorrido, nesta quarta-feira (14), quando a sede da entidade foi invadida por um grupo de aproximadamente 15 pessoas, lideradas pelas(os) vereadoras(es) Eduarda Campopiano (PL), da cidade de Praia Grande, e Kleber Ribeiro (PL), do município de Guarulhos.
As agressões verbais, o arremesso de objetos e as tentativas de intimidação configuram atos de violência política, que atentam diretamente contra a liberdade sindical, o direito à organização coletiva e os princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito. Trata-se de mais um episódio de uma escalada autoritária promovida por setores da extrema direita, que buscam criminalizar sindicatos, silenciar a organização da classe trabalhadora e deslegitimar a luta em defesa da educação pública.
O Sindicato repudia com veemência qualquer forma de violência como instrumento de ação política. Divergências jamais podem ser enfrentadas por meio da intimidação, do ódio ou da coerção. Atacar sindicatos é atacar a democracia, as(os) trabalhadoras(es) e toda a sociedade.
Colocamo-nos ao lado da APEOESP e reafirmamos nosso compromisso com a defesa intransigente da liberdade sindical, da integridade física e moral das(os) dirigentes e trabalhadoras(es) da entidade. Exigimos a apuração rigorosa dos fatos, a responsabilização política e jurídica das(os) envolvidas(os) e o fim da impunidade para atos que atentam contra a democracia.
Seguiremos unidas(os), organizadas(os), firmes e mobilizadas(os) na resistência ao autoritarismo, na defesa dos direitos trabalhistas, da educação pública e da democracia. Não nos calarão!
FONTE:





