CPERS requer suspensão de consignados
CPERS requer ao Banrisul suspensão de consignados para educadores atingidos pelas enchentes
Na tarde desta segunda-feira (25), representantes da Direção Central do CPERS participaram de uma reunião com o Superintendente Regional do Banrisul, Ivanor Duranti, na sede do banco, em Porto Alegre.
O encontro teve como objetivo o início de uma mesa de diálogo referente ao auxílio para trabalhadores(as) das escolas estaduais do Rio Grande do Sul, atingidos pelas enchentes e temporais que afetam o estado desde o início do mês.
O Sindicato requereu que esses professores(as) e funcionários(as) da educação sejam liberados do pagamento de consignados, por pelo menos 90 dias, para que possam restabelecer as suas vidas.
“Queremos iniciar uma conversação para que esses colegas que perderam tudo e, em sua maioria, já estão muito endividados com o banco, tenham esse alívio por pelo menos três ou quatro meses, até conseguirem ter uma certa estabilidade em suas finanças novamente”, reforçou a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.
O Superintendente Regional do Banrisul, Ivanor Duranti, explicou que o banco já tomou algumas medidas para as cidades mais afetadas, mas que levará o pedido referente aos educadores(as) à direção do banco.
“O Banrisul ainda não tomou uma decisão sobre os consignados, mas, nas cidades de Muçum e Roca Sales, as operações não consignadas já foram automaticamente prorrogadas, em um prazo de até 24 meses”, expôs Ivanor.
O representante do Banrisul também comunicou que nas seguintes cidades, a operação não é automática, mas já está liberada para aqueles que optarem por requerer a prorrogação dos não consignados. São elas: Estrela, Encantando, Colinas, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Santa Tereza e Arroio do Meio.
Outra operação possível para estes municípios é o adiamento da parcela do cartão de crédito de setembro para outubro, com possibilidade de parcelamento dentro da própria fatura.
O CPERS reforçou a importância de avançar também na questão dos consignados, se possível, sem juros ou novas negociações, para dar esperança àqueles que perderam o que foi conquistado em uma vida dedicada à educação estadual.
O gerente-geral da Agência Central do Banrisul, Rodrigo Gusen, acompanhou o encontro.
Além da presidente do Sindicato, também participaram da reunião, representando a entidade, o 2° vice-presidente, Edson Garcia, a secretária-geral, Suzana Lauermann, a tesoureira, Rosane Zan, e os diretores(as) Juçara Borges e Leonardo Preto Echevarria. O advogado da assessoria jurídica do CPERS (escritório Buchabqui e Pinheiro Machado), Marcelo Fagundes, também esteve presente.
Para mais informações, procure a sua agência ou os canais de atendimento remoto, como o aplicativo Banrisul, o Internet Banking (Home e Office Banking) e o atendimento telefônico pelo Banrifone (0800 541 8855). Informações adicionais e esclarecimentos podem ser acessadas no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Banrisul, pelo telefone 0800 646 1515, disponível 24 horas, durante os sete dias da semana. O Banco oferece, ainda, o canal oficial por WhatsApp para atendimento por mensagem de texto pelo telefone (51) 3215-1800.
FONTE: