Cresce matrículas na Educação Básica
Após queda, matrículas na Educação Básica do RS voltam a crescer em 2022
Na contramão do Brasil, aumento foi alavancado especialmente pelo número maior de estudantes no Ensino Médio e na EJA presencial
29/12/2022 - ISABELLA SANDER
EJA presencial teve acréscimo de 5,1% de alunos no RS. Jefferson Botega / Agencia RBS
Depois de um 2021 de queda nas matrículas nas escolas municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, o número de estudantes voltou a crescer neste ano. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) no Censo Escolar da Educação Básica, o Estado, que havia registrado redução de 33,6 mil matriculados de 2020 para 2021, agora teve um aumento 1,8%, com 31,8 mil alunos a mais frequentando as instituições públicas de ensino. No total, hoje, há 1.755.617 inscritos no ensino básico público no Estado.
A ampliação no número de matrículas vai na contramão do Brasil, que apresentou uma diminuição de 0,9% na quantidade de matriculados. Quase todas as etapas tiveram queda. A exceção foi o número de estudantes na Educação Especial, que aumentou 12,2%, e em creches, com 7,9% mais matriculados.
No Rio Grande do Sul, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) presencial, que foi destaque de queda no ano passado, com 19,5% matrículas a menos do que em 2020, neste ano foi a etapa com o maior aumento de inscritos: registrou um acréscimo de 5,1% de alunos.
Também houve um crescimento importante no número de estudantes no Ensino Médio gaúcho, com 4,9% matriculados a mais. Apenas os anos finais do Ensino Fundamental tiveram redução de inscritos, de 2%.
Censo Escolar
O Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Ele é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira.