Criador da Mafalda completaria 90 anos

Criador da Mafalda completaria 90 anos

Criador da Mafalda, cartunista Quino estaria completando 90 anos neste domingo

Formador de gerações de leitores, Joaquín Salvador Lavado Tejón estimulou o pensamento crítico não só de crianças e jovens, mas seus quadrinhos se tornaram referência para adultos

17/07/2022 - ESTADÃO CONTEÚDO Matheus Lopes Quirino

Criador da Mafalda, cartunista Quino estaria completando 90 anos neste domingo | GZH

Quino nasceu em 17 de julho de 1932 em Guaymallén, na Argentina
Alejandro Pagni / AFP

 

Formador de gerações de leitores, Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, morto há quase dois anos, estimulou o pensamento crítico não só de crianças e jovens, seus quadrinhos se tornaram referência mesmo para adultos por abordarem assuntos universais, entre, temas espinhosos de maneira inteligente e delicada. Neste domingo (17), celebram-se os 90 anos de nascimento do artista, um dos grandes nomes da HQ latino-americana. 

Com menos de 20 anos, o jovem aluno da Faculdade de Belas Artes abandonou o mundo acadêmico para realizar um sonho: desenhar. Começou na imprensa alternativa ainda nos anos 1950, influenciado pela Banda Desenhada e por com autores americanos como Schulz, Mafalda foi criada, originalmente, para ser "garota propaganda" da loja Mansfield de eletrodomésticos, o que não aconteceu.

A propaganda foi engavetada, a garotinha, não, tendo ela sido publicada na revista Primera Plana em 1964, isso só depois de ser recusada pelo diário Clarín. Durou nove anos, até 1973, embora seja replicada até hoje, quase meio século depois, sem perder a atualidade. Mafalda faz parte da memória afetiva de leitores do mundo todo (o trabalho de Quino ganhou traduções, ainda nas décadas de 1960 e 1970, em alguns países da Europa, como Portugal e Itália, além da Espanha).

Com o mundo sempre sob turbulências políticas, econômicas e existenciais, Quino, com muita sensatez e certa discrição (mesmo o quadrinho sendo tarjado como "para adultos", como na Itália), passou a incorporar temas políticos, ainda que amiúde, em suas tiras. Mafalda questionava os sistemas de poder, sim, mas o fazia como as crianças o fazem: é uma garotinha perguntadeira.

No final da década de 1960, a turma de Mafalda ganhou seu primeiro almanaque de histórias. Um sucesso nas vendas — até hoje, 60 anos depois. Depois do encerramento das tiras de Mafalda, Quino viveu para celebrar a sua obra. Ele recebeu diversas honrarias, como o Prêmio Príncipe de Astúrias de Comunicação e Humanidades e a Medalha da Ordem e Letras da França.

O tino filosófico se tornou marca do trabalho do argentino nascido em Mendoza, que viveu a maior parte da vida na capital Buenos Aires, mas que morreu aos 88 anos já de volta à cidade natal, após complicações de um AVC.

 https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/livros/noticia/2022/07/criador-da-mafalda-cartunista-quino-estaria-completando-90-anos-neste-domingo-cl5ppd54h002f01g5ninjj4kz.html?fbclid=IwAR1waP7hS59a2M4kbGlZBZHGF3MX5Mf9f5dMuCPbBeNzdMFte8RFczzijfc 

 -----------------------------

 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz

 

No dia 7 de julho de 1932, nascia Quino, o cartunista argentino inventor da Mafalda, a menina que tem uma visão perspicaz da realidade e odeia sopa. ❤

Quino, que completaria 90 anos de idade, foi um dos mais importantes cartunistas da sua geração, sendo traduzido para diversas línguas e com uma série de estátuas de sua personagem ao redor do mundo.

Para celebrar sua memória a gente separou 7 curiosidades sobre a Mafalda. Confira:

1 - O nome Mafalda, por sua vez, foi em grande parte inspirado numa novela chamada Dar la Cara, do escritor argentino David Viñas. As feições foram inspiradas na avó do cartunista.

2- Mafalda foi criada para uma peça publicitária que seria publicada no jornal Clarín, em 1962. Seria garota-propaganda da marca de eletrodomésticos Mansfield. Suas tirinhas, no entanto, só começaram a ser publicadas em 1964.

3- A primeira tirinha com Mafalda foi publicada na antiga revista Primeira Plana. O sucesso foi tamanho que dois anos depois, ela era conhecida em quase toda a América Latina.

4- As tirinhas de Mafalda foram publicadas entre 1964 e 1973. Mafalda é fã dos Beatles e do Pica-pau. Entre as coisas que ela odeia está a sopa.

5- Os personagens secundários das tirinhas são o pai, a mãe, Felipe, Manolito, Susanita, Miguelito e Guile, o irmão caçula.

6- As tirinhas de Mafalda foram publicadas pela primeira vez no Brasil em 1973, numa revista destinada ao público adolescente chamada Patota.

7- Uma série animada com 260 episódios foi produzida em 1972. Eram episódios curtíssimos, com cerca de 1 minuto e meio de duração, mas que fez enorme sucesso entre os fãs de Mafalda. No Brasil, ela foi exibida pela Rede Globo.

Veja mais aqui:

https://tinyurl.com/yztkjhbm 

 

Mafalda – O Filme, baseado na obra de Quino, para assistir online (e de graça)!

  

Mafalda, o Filme é uma animação com áudio original em espanhol e legendado em português lançada em 1982. O filme traça um perfil básico de todos os personagens clássicos da turma da Mafalda e foi baseado nas tiras produzidas pelo argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino.

Mafalda vive preocupada com a humanidade e a paz mundial. Suas tirinhas servem de pontos de partida para trabalhar temas tais como: território, economia, sociedade, meio ambiente, política, demografia, clima, cartografia, consumismo, globalização, geopolítica, cultura, entre outros.

O escritor e ilustrador Quino, que nos deixou recentemente, trouxe a imagem infantil para pensar os absurdos dos adultos, desvendando um mundo cada vez mais cruel e sem sentido. Mafalda, singeleza e humor, desfaz todas as formas de poder.

Para assistir o filme completo, acesse:

 

https://notaterapia.com.br/2020/10/05/mafalda-o-filme-baseado-na-obra-de-quino-para-assistir-online-e-de-graca/?fbclid=IwAR1c7rn35_1F8aMexXkiKd5K9-8btR0WnkteH6YCTMIeZds99I5Yg9gbS2E 

 




ONLINE
148