Em virtude do decreto que restabelece alíquota zero do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), sancionado nesta sexta-feira (11), o Banrisul alterou as datas de disponibilização da linha de crédito de antecipação do 13° salário para servidores públicos estaduais e pensionistas do Rio Grande do Sul. A linha, que antes seria oferecida de 14 de dezembro a 15 de janeiro, passará a ser oferecida de 15 a 30 de dezembro. Esta decisão pretende oferecer economia aos clientes que contratarem a operação.

Para os clientes que contratarem a linha até 17 de dezembro, o valor será creditado em conta corrente no dia 18 de dezembro. Nas contratações de 18 de dezembro até 30 de dezembro, a operação terá o crédito realizado de forma imediata.

A linha de crédito de antecipação do 13° salário é oferecida para servidores públicos estaduais e pensionistas que possuam cadastro atualizado e conta ativa. O pagamento será parcelado em 12 vezes, com vencimento no último dia útil de cada mês e primeiro pagamento em janeiro de 2021. 

Aprovado pela Assembleia Legislativa, projeto do governo do Estado define correção de 1,22% nos valores ao mês para custear eventuais taxas e juros, caso o servidor deseje receber o valor integral a partir do empréstimo. Quem não quiser antecipar o 13º salário junto ao banco, receberá o benefício em 12 parcelas ao longo do próximo ano, com a indenização mensal de 1,22%.

A linha pode ser contratada nos canais de autoatendimento (Banrisul Digital, Home Banking e caixas eletrônicos). E, caso necessário, nas agências do Banrisul, com agendamento.

Diante do atual cenário da pandemia, o Banrisul orienta que os clientes utilizem, preferencialmente, as plataformas digitais. Mas, se necessário, poderão optar pela contratação em qualquer agência da rede. 

Para agendar o atendimento presencial, o Banrisul disponibiliza o aplicativo Banrisul Digital e o site www.banrisul.com.br. O cliente pode acessar o app e escolher a opção "Agendamento de Atendimento", que está disponível na primeira tela em "Outros Serviços". Caso o cliente opte por realizar o agendamento no site, deve clicar na opção "Agende seu Atendimento".


https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/noticia/2020/12/banrisul-altera-datas-para-antecipacao-do-13deg-salario-por-servidores-estaduais-ckilzaorg0013019wgiag345h.html 

 

 

13º salário; operação de crédito junto ao Banrisul estará disponível a partir de terça (15)

A contratação da modalidade está programada para começar na terça-feira (15), nos canais de autoatendimento do banco — caixas eletrônicos, home banking e aplicativo Banrisul Digital. A linha de crédito estará disponível somente até o dia 30 de dezembro.

É preciso selecionar a modalidade Crédito Servidor RS (acessando o menu Empréstimos > Demais empréstimos > Crédito Servidor RS). Nesses canais, a contratação poderá ocorrer 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados, informa a instituição.

Quem não antecipar o 13º salário junto ao banco receberá o valor em 12 parcelas ao longo do próximo ano, com a indenização mensal de 1,22%.

Para agendar o atendimento presencial, o Banrisul disponibiliza o aplicativo Banrisul Digital e o site www.banrisul.com.br. O cliente pode acessar o app e escolher a opção “Agendamento de Atendimento”, que está disponível na primeira tela em “Outros Serviços”. Caso o cliente opte por realizar o agendamento no site, deve clicar na opção “Agende seu Atendimento”.

Para servidores(as) que contratarem a modalidade até 17 de dezembro, o valor será creditado em conta corrente no dia 18. De 18 de dezembro de 2020 até 15 de janeiro de 2021, a operação permanecerá disponível para contratação e o crédito será realizado de forma imediata, segundo o Banrisul.

CPERS luta para garantir acesso a todos

Como em todos os anos desde o governo Sartori, a categoria vive dias de tensão para saber se conseguirá realizar a transação. Tradicionalmente, o Banrisul tem negado o empréstimo aos servidores(as) que têm restrição de crédito ou que estão em litígio com o banco.

Do ponto de vista legal, o CPERS precisa aguardar a negativa para ingressar com um mandado de segurança que force o banco a realizar a operação sem restrições. Acompanharemos de perto para entrar com a ação tão logo quanto possível.

A política de arrocho e descaso do governo leva educadores(as) a contraírem sucessivos endividamentos. Além do salário corroído por uma inflação acumulada de mais de 30%, muitos são obrigados a “comprar” a própria remuneração com juros no início de cada mês, esgotando suas opções de crédito junto ao banco.

Enquanto o governo empurra a categoria para o vermelho, o Banrisul registra sucessivos recordes de lucro, obviamente, às custas dos trabalhadores(as).