Desabafos

Desabafos

Da série Desabafos do facebook

 

de Alessandra Figueiró

"Tô acompanhando a formação da Seduc-RS. Tudo tão lindo! #sqn!

Primeiro, a apresentação dos professores descrevendo sua aparência física, ok, super super legal para aqueles que têm deficiência visual poderem saber que o Estado agora é pop e inclusivo, ou seja, há um anfitrião negro e uma branca, show, mas e nas escolas?

Tivemos alunos com deficiência e limitações físico-cognitivas e/ou neurofisiológicas cujo acesso era mais uma exclusão, visto que nenhum professor tava preparado pra trabalhar pedagogicamente com os sujeitos! Olha, antes que alguém me fulmine com o raio detonador do professor antipedagógico, aviso: sou super a favor da inclusão em todos os seus aspectos. E tenho formação pra dizer isso, no entanto, quantas e quantas vezes me questionei sobre como fazer algo realmente significativo para aquele aluno surdo que não entendia bulhufas em português, que dirá em inglês!

Quantas vezes, my lord?

Toda vez que eu olhava para aquele guri eu me sentia uma farsa. E é isso ad aeternum…

A secretária com imenso sotaque regional mineiro, esteve “leno” pesquisas que ela quis dividir “com nós”, explicando o quanto é importante focarmos no desenvolvimento socioemocional em detrimento do conhecimento escolástico!

Eu tbm acho, e não costumo corrigir o latim de ninguém, mas pra chegarmos nesse ponto é preciso refletirmos se não estamos querendo banir coisas por falta de conhecimento sólido.

Mas isso não importa muito, pois o mundo fantástico da nova matriz curricular é vuca ou bani, e é o sujeito quem decide de que lado do mundo líquido ele quer se afogar!

À medida que jornada avança, e havendo um “cascateamento” de teorias acerca da educação sobre pessoas que não estão no campo da educação diretamente, houve tbm um cascateamento de falas de professores criticando a wonderlandschool citada hoje, com um aprendizado multivariado e conectado ao “memo” tempo, ou seja, é tudo junto e misturado na nova paleta de ensino multidescolorida.

Todavia, retira-se do currículo a carga horária de disciplinas importantes como Educação Física, Sociologia, Filosofia, dentre outras!

Enquanto isso, segue a audiência imensa do professorado gaúcho, e me chama a atenção que até o momento da escrita deste texto, ninguém havia colocado “não gostei” (👎) na jornada, esteticamente comercializada, com estúdio e tradução em libras (layout educadizante) além da participação ilustre de representante da fundação Lehman!

E segue o baile da comercialização da educação pública, que não é só medieval e escolástica, mas é triste, pois exclui, mata e deteriora as inteligências dos jovens e crianças! Neste momento, verifica-se 7,3 mil curtidas, e o medo - profundisssimamente pueril, saído dos porões do inconsciente do professorado de viver sem um “pai”."

--------------------------------------------------

Sobre a (de) Formação da SEDUC

Estamos perdendo muito tempo em desgastar essa secretária Raquel Teixeira, articuladora do PSDB aqui e cabo eleitoral de Eduardo Leite.

O que eles estão fazendo com a educação gaúcha não tem o menor cabimento!

São muitos pontos problemáticos, muitos mesmo.

Não apenas por estarmos diante da formação passiva ministrada por instituições do mercado educacional, mas também pela inversão completa do papel da escola pública, refletindo o modelo neoliberal no currículo escolar.

Acabei de ouvir um professor da formação dar um exemplo de aula maravilhosa: um projeto de trufas na escola.

Legal né?

Acho que não.

O que uma formação como essa nos diz nas entrelinhas: depois da escola você vai empreender vendendo trufas.

A educação Superior não é pra você.

Contente-se.

Outro ponto complicado da fala dela: "a educação física vai aparecer nos itinerários formativos, não se preocupem que ninguém vai perder carga horária".

Conta outra.

Quem está ouvindo e ainda não se indignou, deve ser como eles e viver em Nárnia mesmo.

#ForaRaquelTeixeira

ForaEduardoLeite

de Greice Fonseca

-----------------------------------------------------------

"Truman & Lemann Brothers.

A formação do magistério estadual, obrigatória para todos os professores da rede pública, foi realizada pelo SEBRAE, Fundação Lemann e Instituto Airton Senna, e com palestras ofertadas inclusive por administradores de empresas.

Em dois dias, além do termo "janela de oportunidades", a palavra "empreedorismo" foi dita mais de 100 vezes.

Todo este aparato, altamente ideologico, veio ao gosto do MBL, de professores de Direita, adolescentes bolsominions e pais, contrários a qualquer "doutrinação ideológica" na sala de aula. Para eles, endeusar o Mercado e normalizar o Capitalismo enquanto único sistema econômico do planeta, não é doutrinação, mas sim, um "projeto de vida".

A sensação de loucura forçada, de teatro, de cena ensaiada, é latente. O estado do RS, na tela da RBS, é como "O Show de Truman".

Tudo aparentemente está no seu lugar: o Jornal do Almoço da RBS, mostrando uma Europa que só existe no ar condicionado do estúdio, e uma gauchada pilchada, bailando em um CTG, louca para em outubro votar na Extrema Direita e entregar até a grama do quintal para a iniciativa privada. Toda vez que o gaúcho supremacista branco disfarçado vai à urna, ele consegue piorar a vida do magistério.

O Rio Grande do Sul enquanto projeto político, é uma desgraça."

Fabiano da Costa.

----------------------------------------------

"O governo retira filosofia, educação física e língua estrangeira da grade curricular e hoje, na jornada pedagógica a narrativa é quanto a importância dessas disciplinas. Cadê a coerência!!??"

Jefferson Trevisan

--------------------------------------------------

"Eu não me aguento!!

A bonita falou que aula expositiva cansa e nada se aprende.

Pois ela tem razão, cansa ver gráficos, dados, falas sem a participação do professor, cansa não ser valorizado, cansa de pipocar em escolas, cansa de receber cobranças, cansa de ter que cumprir prazos e por aí vai.

Chatice!!! 😡😡

Sem noção, as melhores aulas é onde os alunos podem se manifestar, trocar idéias com os professores, aprender ouvir mais, coisa que em casa eles não são ouvidos.
Por mais aulas como:
Nair Lopes

-------------------------------------------------------------------------

" Pilantragem do Governo Leite e da Secretária intrusa Raquel Teixeira na formação da SEDUC para professores/as.

Queremos e merecemos formação pelas universidades! Usar o recurso público pra Lemann e SEBRAE é muita falcatrua!"

Candida Rossetto

-----------------------------------------------------------------------




ONLINE
43