Desabafos

Desabafos

DESABAFOS

de Tania Schwab  03/09/2023

"Muitas dúvidas e incertezas pairam no ar! O silêncio é total! O Sindifisco ingressou com uma ação na justiça questionando o aumento e cobrança do Ipê Saúde, aos dependentes a partir do mês de outubro! Particularmente não tenho nenhum dependente, a mim também atinge a lei aprovada em junho, porque de 3,1% passa 3,6% o desconto ao qual vou pagar para ter acesso ao Plano de saúde! Aparentemente parece insignificante, cabe salientar, após o confisco de todos os meus triênios, congelamento da parcela autônoma, redução dos níveis, redução do índice de diferença nas classes que passaram de 10% para 1% sobre o subsídio fictício salário implantado de uma forma ditatorial na folha de pagamento dos professores aposentados, que já não tem mais nem vencimento básico!

A partir de outubro, pelos meus cálculos, serão R$ 30,00 a menos que terei depositado na minha conta, para cobrir as falcatruas de uma administração fraudulenta a começar no SAMU, que favoreceu uma casta, para tirar daqueles que recebem míseros subsídios, uma vez que a Assembleia Legislativa aprovou e omitiu fiscalização de todas essas aberrações cometidas pelo Estado do RS.

As perguntas não param por aí, professores idosos desesperados e adoecidos, não sabem se vão continuar com os seus dependentes cônjuges e filhos menores no sistema, ou vão excluir eles, uma vez que tem que optar pela sobrevivência comprando alimentos, pagando, água e energia elétrica ou cuidar da saúde mantendo o plano de saúde!

Sinceramente, é uma faca de dois cumes! Vou ter que comprar mais de 2 Kgs de erva a menos, porque o Governador não repassou o dinheiro ao Ipê, dos 211 imóveis vendidos pelo Governo Sartori!

Será que os professores aposentados vão ter que comprar a sua saúde na Tumelero?

Não tem médicos especialistas do Ipê Saúde, que atendem pelo convênio, aqueles que atendem demoram a marcar consultas! Nos grupos com frequência os colegas pedindo informações, qual cardiologista que atende pelo Ipê? Qual ortopédista atende pelo Ipê? Qual anestesista atende pelo Ipê? Qual oftalmologista atende pelo Ipê? Qual pediatra atende pelo Ipê?

É tantas dúvidas e incertezas!

Tem colegas que tinham contrato com 22 anos de trabalho, estavam de laudo médico, quando retornaram estavam exonerados e não voltaram mais!

Para o poder econômico e para o Estado do RS, representado pelo Governador Eduardo Leite, o ser humano é uma máquina, que usam e sugam a última gota, quando ela estragou, descartam e jogam no lata do lixo!

É um horror, passei por inúmeros governos, a começar pelo Pedro Simon, passando por Alceu de Deus Colares, com o calendário rotativo, carinhosamente chamado de " putativo " depois o Antônio Brito, que começou com as privatizações! Passei por Olívio de Oliveira Dutra, tive uma experiência fantástica dos cursos de formação das escolas do campo! Após chegou começaram os empréstimos do 13° salário com Germano Rigoto, que separou o Ipê Previdência, do Ipê Saúde e começamos a optar a adesão criando o PAC. Os ataques a educação com a Ieda Rorato Cruzius, partiram pra enturmação, prosseguimentos dos empréstimos do décimo terceiro salário! Após a gestão fracassada, chegou o Tarso Genro, que criou o Politécnico, rejeitado pela categoria, deu um razoável aumento salarial, promoveu professores com mudanças de classe, uma pena que não tenha implantado o Piso Nacional do Magistério que era para ser implantado em janeiro de 2009.

Após chegou o José Ivo Sartori, que mandou os professores buscar o piso salarial na Tumelero, durante a sua gestão, não teve nenhuma reposição do índice inflacionário, muito menos um reajuste salarial, dos 40 salários mínimos, a RPV, passou para 10 salários mínimos, parcelando salários no decorrer dos 4 anos de seu mandato, vendeu 211 imóveis do Ipê, sem repassar o dinheiro aos cofres do IPÊ.

Após esse mandato, se elegeu Eduardo Leite, que ao abrir a porta do Piratini, começou a atacar a educação ,dentre eles o alvo foi os trabalhadores em educação, tirou todos os direitos conquistados nos anos 70 do Plano de Carreira, dentre eles o vencimento básico, os triênios, níveis e classes que foram rebaixados e os triênios foram completamente extintos! "

#ForaEduardoLeite

#ForaLeiteesuabase

Tania Schwab professora aposentada do 31° Núcleo Cpers Sindicato- Ijuí- RS.

FONTE:

https://www.facebook.com/tania.schwab 




ONLINE
17