Desafios e mobilizações para o próximo período
Conselho Geral do CPERS debate desafios e mobilizações para o próximo período
Lutar por valorização salarial para toda a categoria, por melhores atendimentos no IPE Saúde, contra as Parcerias Público-Privadas (PPPs), pela inclusão das(os) funcionárias(os) de escola que ficaram de fora da reestruturação das carreiras e pelo fim do desconto previdenciário. Estas foram as principais pautas em debate no Conselho Geral do CPERS, realizado na manhã deste sábado (9), na sede do Sindicato, em Porto Alegre.
Entre as propostas de mobilização, as(os) centenas de conselheiras e conselheiros aprovaram a realização de uma Assembleia Geral, no dia 13 de dezembro, para pressionar o governo quanto às pautas da categoria.
Na abertura do Conselho, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, saudou todas(os) as(os) participantes das eleições sindicais, realizadas nos dias 5 e 6 do corrente mês, destacando o engajamento e o alto nível dos debates políticos realizados na campanha. Ela parabenizou as chapas eleitas na primeira etapa e afirmou a importância de manter a qualidade do debate na segunda fase, que ocorrerá em breve, ainda sem data definida.
Em um discurso com tom de despedida, Schürer lembrou que este é seu penúltimo Conselho como presidente do Sindicato. “Em dezembro, estarei me despedindo da presidência”. Ao refletir sobre seu mandato, que já soma dez anos, ela destacou a importância das vitórias alcançadas, mesmo em meio a intensos ataques à classe trabalhadora, tanto em nível nacional quanto internacional. “Nunca tivemos governos que atacassem tanto os trabalhadores”, observou, mencionando desafios como a falta de concursos públicos e o aumento da terceirização, fatores que dificultam a mobilização das(os) colegas, especialmente das(os) contratadas(os) emergenciais.
Para o futuro, Helenir deixou uma mensagem às novas lideranças sindicais, expressando seu desejo de que busquem “novas estratégias de luta e enfrentamento”.
Novembro Antirracista
Novembro é um mês de reflexão sobre a luta da comunidade negra no Brasil. O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é uma oportunidade para reconhecer a resistência e a luta dos povos africanos e de seus descendentes, além de destacar a necessidade de combater a desigualdade racial.
Edson Garcia, 2º vice-presidente do CPERS e coordenador do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato, expôs às(aos) conselheiras(os) as atividades propostas para a participação da entidade no mês de lutas pelo fim do racismo.
Participação na Marcha Zumbi Dandara, Encontro Estadual do Coletivo e outras atividades compõem o calendário de mobilização por uma educação antirracista. Fique atenta(o) às redes do CPERS para saber como participar!
Calendário de Lutas da CNTE
Durante o Encontro do Conselho Nacional de Entidades da CNTE, realizado no dia 31 de outubro, a Confederação aprovou o seu calendário de ações e mobilizações para o biênio 2024-2025. Entre as mobilizações aprovadas no Conselho Geral do CPERS deste sábado (9), está a participação em ações deste referido calendário. Confira as atividades na lista de propostas aprovadas!
O Conselho Geral do CPERS encerrou-se com a expectativa de um próximo ciclo de mobilização e unidade em defesa dos direitos da classe trabalhadora e da democracia.
>> Confira, abaixo, o conjunto das propostas de mobilização aprovadas no Conselho Geral deste sábado (9):
1 – Participar, com representação dos Núcleos da Região Metropolitana, da votação do Orçamento 2025 na Assembleia Legislativa, no dia 12/11 (3ª feira), em defesa da Revisão Geral dos salários 10,14%;
2 – Realizar Assembleia Geral no dia 13/12 (6ª feira), exigindo melhor atendimento do IPE Saúde, na luta contra as PPPs, pela inclusão das(os) funcionárias(os) que ficaram fora da reestruturação das carreiras, pelo fim do desconto previdenciário, e também pela revisão geral dos salários;
3 – Seguir o Calendário de Ações da CNTE:
- 11/11 – Dia de Atos Públicos pelo PNE como projeto de nação e Lançamento da Revista Retratos da Escola nas Assembleias Legislavas;
- 14 a 16/11 – Cúpula Social do G20, no Rio de Janeiro;
- 15/11 – Lançar nas redes sociais a Campanha “Não venda Minha Escola”;
- 20/11 – Dia de combate ao racismo;
- 20/11 a 10/12 – 21 dias de atividades pelo fim da violência contra as Mulheres;
- 25/11 – Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres;
- 29/11 – Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino;
- 1º/12 – Manifestações de combate a AIDS;
- 10/12 – Seminário Nacional “POR LA PÚBLICA, CREAMOS ESCUELA” (Campanha da IE), por mais recursos públicos para escola pública, contra a privatização das nossas escolas! Promovido pela CNTE em ação conjunta com a Comissão de Educação do Senado Federal;
- 16/12 – Lançamento da Campanha Nacional “Piso é Lei: Cumpra-se!”.
Porto Alegre, 09 de novembro de 2024.
Diretoria do CPERS/Sindicato.
FONTE: