Desempenho em matemática melhorou

Desempenho em matemática melhorou

Desempenho em matemática melhorou no ensino médio

No Dia Nacional da Matemática, Inep destaca resultado inédito dos estudantes do ensino médio, com evolução de 7 pontos na proficiência de matemática no Saeb

Publicado em 06/05/2021      Colaboradores: Larita Arêa

No Dia Nacional da Matemática, comemorado nesta quinta-feira, 6 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca a considerável melhora dos estudantes nessa área de conhecimento. Na última edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizada em 2019, a etapa que demonstrou maior crescimento foi o ensino médio, com uma evolução de 7 pontos na proficiência em matemática, um resultado inédito na avaliação.

Os resultados indicam um avanço educacional, em termos de desempenho. Em 2015, os alunos da 3ª série do ensino médio apresentaram uma média de proficiência em matemática de 267 pontos. Esse resultado evoluiu timidamente na avaliação do Saeb 2017 para 270 pontos, chegando a 277 na pesquisa de 2019.

Na análise dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, também houve aumento das médias de proficiência na área de matemática. No comparativo com o Saeb 2017, os estudantes do 9º ano aumentaram a proficiência em 5 pontos, passando de 258 para 263 pontos, em 2019. Em 2015, a média foi de 256 pontos.

Da mesma forma, o 5º ano do ensino fundamental também demonstrou uma evolução nessa área do conhecimento, registrando proficiência média de 228 pontos. Em 2017, esse resultado foi de 224 pontos e, em 2015, 219. 

No comparativo das médias de proficiência em matemática, o ensino médio integrado, destaque do Saeb 2019, apresentou uma média de 311,1 pontos, enquanto o ensino médio regular indicou 277,3 pontos. O desempenho dos estudantes do ensino médio integrado na proficiência em matemática mostra que o investimento nessa modalidade tem gerado um retorno com melhores resultados aos alunos.

Saeb – A avaliação realizada pelo Inep, por meio de testes e questionários, reflete os níveis de aprendizagem e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências. Isso permite que as diversas esferas governamentais avaliem a qualidade da educação. Os níveis de aprendizagem estão descritos e organizados, de modo crescente, em escalas de proficiência de cada disciplina e etapa.

Na edição de 2019, mais de 5,6 milhões estudantes participaram da avaliação, o que representa 80% do total esperado. Das 72.990 escolas previstas, foram divulgados resultados de 62.769 estabelecimentos de ensino. Os boletins disponibilizados para cada um no Sistema Saeb contam com informações sobre o contexto em que é desenvolvido o trabalho educativo, os detalhes sobre a participação na avaliação e os resultados alcançados. Também é possível gerar, na plataforma do Inep, relatórios e gráficos que permitem a comparação e facilitam a compreensão dos dados. 

Acesse os resultados do Saeb

Saiba mais sobre o Saeb

Assessoria de Comunicação Social do Inep




ONLINE
149