Dia do Professor: a história e a tradição
Dia do Professor: a história e a tradição por trás do dia 15 de outubro
O Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro no Brasil, tem origem no decreto de Dom Pedro I, que já destacava a importância da educação e dos professores. Veja mais!
O Dia do Professor é uma importante data comemorativa do mês de outubro. Mas você sabe como esse dia foi escolhido no Brasil?
15 de outubro não é uma data qualquer, mas foi o dia no qual o Brasil Imperial decretou uma lei importante para a educação brasileira.
Nesse dia, em 1827, Dom Pedro I publicou um decreto que regulamentou as primeiras escolas do país, conhecidas como escolas de primeiras letras. A partir de então, as autoridades da época determinaram que todo o território nacional deveria ter escolas.
Do mesmo modo, a nova lei estabeleceu a remuneração dos professores e as disciplinas que seriam ensinadas nos primeiros anos escolares, o que seria o atual ensino fundamental.
O artigo 1º da Lei de 15 de outubro de 1827 diz que “em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos, haverá as escolas de primeiras letras que forem necessárias”.
Além disso, a ordem do imperador criou uma das primeiras defesas em prol da profissão do educador, determinando uma base salarial e outras gratificações.
Esse primeiro decreto abriu os caminhos para que o profissional da educação começasse a ser reconhecido no país e, posteriormente, ganhasse um dia para sua celebração.
Dia do Professor no Brasil
Apesar do decreto feito no Brasil Imperial, apenas em 1947 a data começou a ser, de fato, um dia de homenagem.
Salomão Becker, um docente do estado de São Paulo teve a ideia de organizar um dia para que professores e alunos pudessem se reunir para confraternizar.
Assim, ele se reuniu com mais três amigos da área para organizar o evento na escola em que trabalhavam. Becker ainda fez um discurso que consagrou a frase: “Professor é profissão. Educador é missão”.
Depois disso, a ideia foi bem recebida por todos e inspirou outras comemorações nas escolas paulistas e nos demais estados brasileiros.
Porém, somente em 1963, no Decreto Federal 52.682, o Dia do Professor ganhou oficialmente a data considerada como feriado escolar.
“Para comemorar condignamente o dia do professor, aos estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”, descreve o artigo 3 do decreto federal.
Desde sua primeira regulamentação, a profissão do professor foi defendida por conta da necessidade de seu papel para o desenvolvimento da sociedade.
Logo, ter oficialmente uma data para celebrar o Dia do Professor é fundamental para valorizar e reconhecer a importância da educação e do educador.
Viva aos professores, viva a educação!
FONTE: