Dia Mundial da Alfabetização
Dia Mundial da Alfabetização é celebrado nesta sexta-feira
Data foi criada pela ONU e ressalta importância de iniciativas que promovam o conhecimento.
08/09/2023
Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a taxa de analfabetismo, entre pessoas com 15 anos ou mais, chegou a 5,6% em 2022 — o equivalente a 9,6 milhões de pessoas.
Para ressaltar a importância da alfabetização e conscientizar sobre o impacto social e econômico deste conhecimento, foi criado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi idealizada em 8/9/1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Já o Dia Nacional da Alfabetização é celebrado em 14 de novembro, desde 1966, em homenagem ao decreto que criou o Ministério da Educação, em 1930.
Recentes iniciativas governamentais buscam reverter os resultados negativos e qualificar o ensino nos Anos Iniciais da Educação Básica. Em junho, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que visa garantir a alfabetização de todas as crianças brasileiras, até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. A política prevê investimento de cerca de R$ 3 bilhões, até 2026. Segundo o último balanço divulgado pelo MEC (em 5/9), 179 redes municipais ainda não aderiram ao Compromisso. Destas, pelo menos 53 são do estado do Rio Grande do Sul.
Pelo governo Estadual, o Programa Alfabetiza Tchê, instituído por decreto, em setembro de 2022, também busca assegurar que todos os alunos da rede pública gaúcha estejam alfabetizados até o 2º ano do Ensino Fundamental. Já com adesão de todos os prefeitos do RS, o Alfabetiza Tchê deve virar Lei Estadual, após assinatura do PL pelo governador Eduardo Leite, em agosto deste ano. O Programa é executado por cooperação técnica e financeira entre Estado e municípios, com apoio da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RS (Undime/RS).
FONTE: