Dia Nacional do PSPN

Dia Nacional do PSPN

DIA NACIONAL DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

Neste Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores, lembramos que educadoras e educadores do Brasil inteiro lutam pela valorização da categoria e pelo cumprimento do piso do magistério 2022 nas redes de ensino municipais e estaduais.

Reforçamos que não há processo de ensino-aprendizado sem um professor com condições de trabalho adequadas. E o piso é a base disso!

É por isso que a Campanha Nacional pelo Direito à Educação está ao lado da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) na luta pela aplicação dos 33,23% de atualização do piso salarial do magistério.

Pode ser uma imagem de texto que diz

Pode ser uma imagem de texto que diz

Pode ser uma imagem de texto que diz

Pode ser uma imagem de texto que diz

Pode ser uma imagem de texto que diz

Pode ser uma imagem de 9 pessoas e texto que diz

Pode ser uma imagem de texto que diz

 

 

WhatsApp Image 2022 03 23 at 17.45.23

Nesta quarta-feira, 23 de março, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) comemora o Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores e das Professoras.

Para o ano de 2022, o piso é de R$ 3.845,73, ou seja, nenhum estado pode pagar abaixo desse valor. De acordo com Heleno Araújo, é importante ressaltar que a lei do piso foi a conquista de um processo de diálogo com o Governo Federal e o Ministério da Educação, à época com o presidente Lula, que, segundo o presidente da CNTE, sempre se manteve disponível para atender as demandas sociais da população brasileira e da categoria profissional.

>> ARTIGO - Piso Salarial do Magistério: uma conquista nossa

"No ano passado, tentaram, por diversas vezes, reduzir o índice de reajuste do piso. Não conseguiram graças a nossa mobilização. Este ano tentaram reduzir novamente, mesmo sem a lei ter sido aprovada - e conseguimos barrar. Agora a batalha é fazer valer a lei em todos os municípios, em todos os estados. É importante manter a defesa da carreira. Porque, como sempre defendemos na CNTE, piso e carreira andam juntos", afirmou.

Desde janeiro de 2010, a atualização do valor do piso salarial da/o professora/or acontece ano a ano, seguindo os critérios definidos nas leis do FUNDEB e na lei do piso salarial do magistério. "Logo, sempre é importante lembrar, o piso salarial foi e é uma conquista nossa, não é dádiva nem presente de nenhum presidente da República. Quem determina o percentual de atualização do piso são as leis que foram criadas depois de muita luta do movimento educacional brasileiro e, em especial, da CNTE", concluiu Heleno.

>> CNTE vence batalha pelo reajuste do piso do magistério vinculado à Lei 11.738

 

https://www.cnte.org.br/index.php/menu/comunicacao/posts/noticias/74745-cnte-comemora-o-dia-nacional-do-piso-salarial-dos-as-professores-as 




ONLINE
145