Dia Nacional do PSPN
DIA NACIONAL DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES
Neste Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores, lembramos que educadoras e educadores do Brasil inteiro lutam pela valorização da categoria e pelo cumprimento do piso do magistério 2022 nas redes de ensino municipais e estaduais.
Reforçamos que não há processo de ensino-aprendizado sem um professor com condições de trabalho adequadas. E o piso é a base disso!
É por isso que a Campanha Nacional pelo Direito à Educação está ao lado da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) na luta pela aplicação dos 33,23% de atualização do piso salarial do magistério.
CNTE comemora o Dia Nacional do Piso Salarial dos/as Professores/as
Nesta quarta-feira, 23 de março, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) comemora o Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores e das Professoras.
Para o ano de 2022, o piso é de R$ 3.845,73, ou seja, nenhum estado pode pagar abaixo desse valor. De acordo com Heleno Araújo, é importante ressaltar que a lei do piso foi a conquista de um processo de diálogo com o Governo Federal e o Ministério da Educação, à época com o presidente Lula, que, segundo o presidente da CNTE, sempre se manteve disponível para atender as demandas sociais da população brasileira e da categoria profissional.
>> ARTIGO - Piso Salarial do Magistério: uma conquista nossa
"No ano passado, tentaram, por diversas vezes, reduzir o índice de reajuste do piso. Não conseguiram graças a nossa mobilização. Este ano tentaram reduzir novamente, mesmo sem a lei ter sido aprovada - e conseguimos barrar. Agora a batalha é fazer valer a lei em todos os municípios, em todos os estados. É importante manter a defesa da carreira. Porque, como sempre defendemos na CNTE, piso e carreira andam juntos", afirmou.
Desde janeiro de 2010, a atualização do valor do piso salarial da/o professora/or acontece ano a ano, seguindo os critérios definidos nas leis do FUNDEB e na lei do piso salarial do magistério. "Logo, sempre é importante lembrar, o piso salarial foi e é uma conquista nossa, não é dádiva nem presente de nenhum presidente da República. Quem determina o percentual de atualização do piso são as leis que foram criadas depois de muita luta do movimento educacional brasileiro e, em especial, da CNTE", concluiu Heleno.
>> CNTE vence batalha pelo reajuste do piso do magistério vinculado à Lei 11.738