Digitalização de textos manuscritos
Conheça o aplicativo para digitalização de textos manuscritos
O app é uma ferramenta que apoia professores na correção dos textos de estudantes da educação básica
Publicado em 14/04/2022
Colaboradores: Maryanna Aguiar
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está desenvolvendo uma ferramenta para correção de textos manuscritos. A solução utilizará inteligência artificial para realizar correção e apresentar devolutivas e comentários pedagógicos dos testes de textos manuscritos.
Neste primeiro momento, estão sendo coletados textos para formação do banco de dados que contribuirá para o aumento da precisão nas correções e devolutivas, sendo de suma importância o envio dos textos pelas escolas. Essa base é fundamental para o aperfeiçoamento da solução, por especialistas da área de computação, permitindo identificar, com precisão, as dificuldades apresentadas pelos estudantes na elaboração de textos.
A partir de maio, após a digitalização dos textos, serão apresentadas as devolutivas e os comentários em relação às fragilidades de escrita dos estudantes. A ferramenta auxiliará o trabalho dos professores, podendo ser utilizada pelas redes públicas e privadas. A partir das devolutivas, será possível realizar intervenções com estudantes de forma a apoiá-los na melhoria das habilidades de produção de texto.
O aplicativo está disponível para o sistema operacional Android e poderá ser baixado, clicando aqui.
Siga as instruções do tutorial a seguir, para utilizar a plataforma e contribuir com essa importante ação.
Como instalar e utilizar o aplicativo no seu celular?
1) Baixe o aplicativo ─ para baixar o aplicativo em seu celular com sistema operacional Android, via Play Store, clique aqui e acesse o link.
2) Realize o login ─ após instalar o aplicativo, realize o login utilizando o seu CPF (apenas números). Caso sua escola esteja cadastrada, você conseguirá realizar acesso à plataforma de digitalização;
3) Busque a escola ─ quando o aplicativo for aberto, você deve digitar no campo de busca o nome da escola a qual está vinculado. Na sequência, caso sua instituição esteja cadastrada na Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas, será exibido o nome da escola e você deverá selecioná-lo;
4) Selecione a turma ─ depois, selecione a turma pela qual você é responsável;
5) Selecione o estudante e a ação ─ em seguida, o aplicativo exibirá a listagem de estudantes da turma selecionada. Então, basta selecionar o nome de um estudante para “Enviar folhas da avaliação” ou “Marcar aluno como ausente"; e
6) Digitalize a prova do aluno ─ quando você seleciona a opção “enviar folhas da avaliação”, deve selecionar a opção “Iniciar captura da primeira folha”. O aplicativo então abre a tela de captura de imagem que utiliza a câmera do seu celular. Caso não haja nenhum erro na captura, a folha de resposta digitalizada será enviada automaticamente à base de dados. Caso você tenha alguma dúvida durante esse processo, poderá clicar no botão “Instruções de captura”.
Assessoria de Comunicação do MEC com informações da SEB