Discutir avaliação da educação básica
MEC e Inep se reúnem com Consed e Undime para discutir avaliação da educação básica
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica 2021 será aplicado no final deste ano, de forma censitária e com apoio das entidades envolvidas
Publicado em 05/05/2021 Atualizado em 06/05/2021
Foto: Catarina Chaves/MEC
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoveram reunião virtual, nesta quarta-feira (5), com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Durante a reunião, o MEC reforçou a necessidade de que Undime e Consed colaborem em todo o processo de realização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2021; nas etapas preparatórias das avaliações internacionais do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa); e no estudo internacional para avaliar a capacitade de leitura de crianças, conhecido como Progress in International Reading Literacy Study (Pirls).
O secretário-executivo do MEC, Victor Godoy Veiga, confirmou a decisão da pasta de aplicar o Saeb 2021 no final deste ano e de forma censitária. “Para isso serão tomadas várias medidas para viabilizar o processo a partir da próxima semana. Reforço aqui que o contexto atual exigirá a união de esforços entre MEC, Consed e Undime para propiciar condições de aplicação das provas”, informou Victor.
O Secretário ressaltou ainda a necessidade de envolvimento dos órgãos de controle em todas as fases do processo a fim de dar maior segurança jurídica às decisões técnicas. “Serão muitos os desafios, porém o Ministério da Educação, em articulação com estados e municípios, cumprirá a previsão legal de realização do Saeb”, comentou Godoy.
O Ministério anunciou também a criação de um grupo de trabalho para debater um novo modelo para o Saeb e para o Ideb, com a participação dos técnicos da pasta e do Inep, além de representantes do CNE, Consed e Undime.
Na reunião, ainda foi discutido o calendário de realização do censo escolar de 2021, assim como o apoio das redes estaduais e municipais, que é essencial para a obtenção tempestiva dos dados que irão subsidiar as políticas públicas e o financiamento dos programas educacionais. Os participantes confirmaram o apoio à realização do exame e à proposta de grupo de trabalho.
Sobre o Saeb
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de sistemas de avaliação do ensino brasileiro e é considerado um dos mais abrangentes e eficientes do mundo. Seu principal objetivo é realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do aluno, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino que é ofertado.
Assessoria de Comunicação Social do MEC