Divulgação de microdados pelo INEP
Atraso na divulgação de microdados pelo INEP traz danos ao magistério
31/03/2025
A CNTE exige que instituto divulgue com urgência as informações pendentes para evitar maiores prejuízos à educação básica do país
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) denuncia nesta segunda-feira (31) em seu portal o significativo atraso na divulgação dos microdados do Censo Escolar 2024 e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Tais informações, obrigatórias, deveriam ter sido disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) desde 31 de janeiro de 2025. O INEP é comandado desde 2023 pelo professor Manuel Palácios.
Prejuízos aos trabalhadores em educação
Segundo também a denúncia da CNTE, esses dados ainda não divulgados:
"são essenciais para avaliar a educação básica no país, especialmente no que diz respeito às condições de trabalho e valorização dos profissionais da educação básica. A ausência injustificada desses microdados compromete gravemente o monitoramento necessário à formulação e ajuste das políticas voltadas à educação pública e seus trabalhadores."
Imediata disponibilização dos dados
Por fim, diante da gravidade da questão, a CNTE destaca:
Dessa forma, reivindicamos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) a imediata disponibilização dos microdados pendentes, garantindo transparência e compromisso público com a educação brasileira.
FONTE:
https://www.deverdeclasse.org/l/censo-escolar-2024/#gsc.tab=0