Eduardo Galeano completaria 80 anos
AS VEIAS AINDA ABERTAS DA AMÉRICA LATINA
O autor da obra atualíssima, Eduardo Galeano (foto), completaria 80 anos este mês
Em setembro, 3, o uruguaio Eduardo Galeano faria 80 anos. Antes de ser escritor, Galeano (1940-2015) foi pintor de letreiros, datilógrafo, bancário.
Em 1973, como o golpe militar do Uruguai, foi preso e teve seu nome posto numa lista dos esquadrões da morte. Conseguiu exilar-se na Espanha. Seu livro mais conhecido é As veias Abertas da América Latina*, obra-prima publicada em 1971, em que traça uma análise primorosa da história da região, desde o período colonial até a atualidade.
“O passado é mudo?
Ou continuamos sendo surdos?
[A obra]“As veias abertas da América Latina” nasceu pretendendo difundir informações desconhecidas. O livro compreende muitos temas, mas talvez nenhum deles tenha tanta atualidade como esta obstinada rotina da desgraça: a monocultura é uma prisão.
A diversidade, ao contrário, liberta. A independência se restringe ao hino e à bandeira se não se fundamenta na soberania alimentar. Tão só a diversidade produtiva pode nos defender dos mortíferos golpes da cotação internacional, que oferece pão para hoje e fome para amanhã. A autodeterminação começa pela boca”. Escreveu Eduardo Galeano no prefácio atualizado do livro, escrito em 2010.
IMAGENS: Internet