Educação abaixo da média
PISA 2022: Brasil mostra educação abaixo da média em estudo internacional
O PISA divulgou os números do estudo internacional sobre a educação. Confira como foi o desempenho do Brasil.
Por: Brasil Escola 05/12/2023
O PISA 2022 é um estudo desenvolvido pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para avaliar a qualidade da educação de países membros e parceiros. São averiguadas três capacidades, matemática, leitura e ciências.
Esta análise é feita a cada três anos, desde o ano 2000, o público analisado são jovens de 15 anos com cerca de 80 nacionalidades distintas. Na publicação referente ao ano de 2022, o Brasil ficou abaixo da média nas três áreas analisadas. Veja mais.
Brasil no PISA 2022
O Brasil participa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), tradução de Programme for International Student, desde a sua primeira edição nos anos 2000. Os testes aplicados exploram a capacidade dos alunos de resolver problemas complexos, pensar criticamente e se comunicar de forma eficaz. Isso dá uma ideia de como os sistemas educacionais estão preparando os alunos para os desafios da vida real.
O desempenho brasileiro nunca ficou acima da média dos países avaliados em nenhuma área, confira nos gráficos:
OCDE, Banco de dados do PISA 2022, Tabelas I.B1.5.4, I.B1.5.5 e I.B1.5.6.
Foto: Brasil Escola
A linha amarela representa a média dos países-membros da OCDE, a linha pontilhada azul maraca as notas do Brasil a cada edição e a linha preta traça a tendência do conjunto de notas brasileiras. Pode-se perceber que desde 2009 o Brasil está estagnado, com apenas pequenas variações nas notas.
Foi estabelecida uma escala com notas de 0 a 6, nesta escala, de 0 a 2 é abaixo do conhecimento básico e notas 5 e 6 são consideradas de proficiência alta. Confira como fica o gráfico dos alunos brasileiros:
OCDE, Banco de dados do PISA 2022, Tabelas I.A2.2 e I.B1.3.1.
Foto: Brasil Escola
Também é avaliado no PISA como os estudantes se sentem em relação à escola. Este foi um aspecto que trouxe muita preocupação devido ao isolamento imposto pela pandemia de Covid-19. Confira como está a situação no Brasil em comparação a 2018:
Foto: Brasil Escola
FONTE: