Educação especializada
Educação especializada é tema de evento técnico do MEC
Rio de Janeiro recebe mais uma etapa da Reunião Técnica e Monitoramento das Ações da Semesp, que reúne dirigentes municipais, estaduais e profissionais da área
Publicado em 16/11/2022
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), promoveu no Rio de Janeiro (RJ) mais uma etapa da Reunião Técnica e Monitoramento das Ações da Semesp. O evento, que reuniu dirigentes municipais, estaduais e profissionais da área, foi realizado para discutir a respeito da educação especializada no Brasil.
A reunião, realizada entre os dias 9 e 10 de novembro, também teve o objetivo de dar visibilidade e divulgar os programas e as ações da Semesp. A secretaria tem a atribuição de planejar, orientar e coordenar, em articulação com os sistemas de ensino, políticas públicas para educação do campo, educação escolar indígena, educação escolar quilombola, educação de surdos e para o público da educação especial.
A secretária da Pasta, Karine dos Santos, e o diretor de Modalidades Especializadas de Educação e Tradições Culturais Brasileiras da Semesp, Fabrício Storani, responsável pela organização da reunião, estiveram presentes e apresentaram as ações.
De acordo com a secretária Karine dos Santos, além da oportunidade de fortalecer o regime de colaboração entre os entes federados, “a reunião foi realizada com o intuito de esclarecer pontos de atenção no que diz respeito ao monitoramento dos programas PDDE Campo e PDDE Água; divulgar e direcionar os municípios para as ações de formação de professores para os públicos da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação; bem como orientar sobre a realização de ações, em especial, a construção e reforma de escolas com recursos já existentes no Plano de Ações Articuladas (PAR), ressaltou.
Além disso, os participantes puderam tirar dúvidas e instruir sobre como os entes federados podem obter acesso mais efetivo e apoio técnico e financeiro para a educação especial e articular ações para a implementação de políticas públicas relacionadas à educação bilíngue de surdos.
A reunião contou com a presença de 60 pessoas entre representantes do MEC, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação (Consed).
Assessoria de Comunicação do MEC