Educadores Gaúchos no Ato em Brasília

Educadores Gaúchos no Ato em Brasília

Educadores Gaúchos participam do Ato Nacional em Defesa da Educação Pública

O dia 9 de agosto ficou marcado pela mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de todo país que se dirigiram à capital federal para reivindicar suas pautas políticas, em especial as relativas ao Novo Ensino Médio, defesa de Piso e Carreira para professores e funcionários, retirada do FUNDEB do Arcabouço Fiscal e extinção do desconto previdenciário dos aposentados.

A atividade – chamada pela CNTE e com o apoio das centrais sindicais reuniu cerca de 2 mil educadores e educadoras – e serviu para dar um recado à categoria e ao Congresso de que as lutas sociais serão a tônica para as mudanças, a reconstrução nacional e um projeto de desenvolvimento que tire o país da crise e do atraso.

De acordo com a presidente do CPERS, Helenir Schürer, um avanço nas demandas educacionais tem sido observado, mas é preciso reafirmar a posição do Sindicato frente ao Governo Federal. “Esse abraço é para dizer que nós queremos as políticas que nós elegemos ao votarmos no Lula para a Presidência do Brasil. Estamos juntos pela nossa pauta e queremos que o governo venha junto”, argumenta a presidente.

A apresentação de uma minuta sobre as alterações no Novo Ensino Médio, indicativas concretas de que as mesmas superem o modelo imposto pela Reforma de Temer, é um dos pontos importantes para fazer avançar as reivindicações e consolidar o conjunto de mudanças necessárias.

Segundo Alex Sarrat, o 1º vice-presidente do CPERS , a atividade foi alegre, mas sobretudo responsável, pois os desafios a serem superados são muitos. “É preciso muita mobilização, luta, consciência e capacidade de proposição para que vençamos as batalhas sempre que elas se apresentem e façamos da educação um instrumento para um novo projeto nacional de desenvolvimento”, completou.

O Abraço ao MEC e o Ato Político na Câmara dos Deputados carregaram simbologia e sentido e desde já impulsionam a mobilização para a Conferência Nacional de Educação convocada extraordinariamente para construir o novo PNE. O movimento se fez presente com suas entidades, lideranças e militantes e reforça o papel e a importância de conectar a luta institucional com as ações de massa e de unir amplos setores e favor de um novo ciclo de desenvolvimento autônomo e soberano para o povo e a nação.

Artigo com Informações do CPERS/SINDICATO e colaboração de Alex Sarrat

FONTE:

https://luizmuller.com/2023/08/10/educadores-gauchos-participam-do-ato-nacional-em-defesa-da-educacao-publica/?fbclid=IwAR2qOjx8B-3J9JPdpp4JK2orN0REJvgFFWdnW49St_-oOIMX4G9eHAtvTtY 




ONLINE
94