Educar para sempre
Educar para sempre
É necessário esse engajamento para que a educação esteja nas prioridades e possa ser percebida como impactante na nossa vida
20/07/2022
Por Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale
Vivenciamos uma experiência única na história, parece que o mundo gira mais rápido, sendo necessário ter novas atitudes. Nessa aceleração, a educação não pode continuar a seguir um ritmo lento de mudanças ou esperar na fila das prioridades da sociedade. Ao contrário, ela deve liderar esses processos e sinalizar que, através dela, construiremos o futuro. Isso não é um sonho idealizado de um mundo perfeito, é necessidade. Nenhuma sociedade prosperou e se manteve dinâmica sem investir em educação, ciência e conhecimento.
Valorizar a educação também passa por uma reflexão interna dos seus atores, como repensar os ambientes de aprendizado, que necessitam sofrer profundas transformações, deixando de ser locais apenas para reunião de pessoas para ser ecossistemas que possibilitem o desenvolvimento individual de habilidades e competências, articulados com o mundo do trabalho e a sociedade.
Educadores e a sociedade devem refletir profundamente sobre suas responsabilidades e responder alguns questionamentos, como o que se espera que a educação faça para sociedade e qual é o papel dela na sociedade do futuro. É necessário esse engajamento para que a educação esteja nas prioridades e possa ser percebida como impactante na nossa vida.
Hoje se conhece o valor da educação, mas não se reconhecem seus impactos e sua capacidade transformadora. Isso nos trava nos processos de desenvolvimento, pois acabamos valorizando modelos tradicionais e ultrapassados. A mudança assusta, surgem novas maneiras de enxergar um mundo que nem sempre dominamos, especialmente com o uso intensivo de metodologias e tecnologias e a busca pela qualidade e equidade.
Precisamos ativar a educação de forma urgente, prioritária e diferenciada. Uma ação que traga o estímulo ao aprendizado, a colaboração entre as pessoas, um forte aporte de tecnologia, suporte aos professores e a criação de um ambiente onde o conhecimento não seja meramente reprodutivo e estático, mas criativo e dinâmico. Com a educação, toda a sociedade ganha, ela é para sempre.