EM tem qualidade integrado com Técnico

EM tem qualidade integrado com Técnico

Ensino Médio tem melhor qualidade quando integrado com Técnico

Em cinco estados brasileiros, Ensino Médio integrado ao profissionalizante é melhor avaliado do que o regular, segundo dados do Ideb

Correio do Povo

 

 

 

É o caso de Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco e São Paulo, todos com grande oferta de ensino integrado. Porém, o Ministério da Educação (MEC) faz ressalvas: “não é possível afirmar, entretanto, que é uma relação de causa e efeito direta ou única, já que a Educação é impactada por multifatores. O Acre, por exemplo, tem 21,4% dos alunos no integrado, mas isso não se refletiu no aumento do Ideb do estado. Já Goiás tem apenas 2,2% dos estudantes no integrado, e alcançou o melhor desempenho no Ideb 2023 do Ensino Médio”, afirma a pasta, em nota.

É a primeira vez que MEC e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgam esse tipo de recorte de desempenho da Educação Profissional e Tecnológica junto aos resultados do Ideb, levantamento bianual que reflete a qualidade da Educação no país.

Dados do Censo Escolar 2023, também feito pelo Inep, indicam que o Brasil tem 7,6 milhões de matrículas no Ensino Médio. Cursos técnicos integrados, concomitantes ou Normal/Magistério somam 1,1 milhão de matrículas, o que representa 15% do total. Outros países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) chegam a 35%.

Com a implantação de 100 novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, prevista pelo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o MEC espera aumentar as matrículas de Ensino Médio integrado a Educação Profissionalizante. A previsão federal é inaugurar os campi até 2026.

Ideb em alta

- No Ceará, o Ideb do Ensino Médio integrado é 0,2 ponto percentual maior que o regular.

- Em Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo e Paraíba, o Ideb do ensino integrado oscila 0,1 para cima, comparado ao Ensino Médio regular.

- A conclusão de curso Técnico reduz a taxa de desemprego e aumenta a renda dos formandos, conforme pesquisa de 2023 do Instituto Insper.


FONTE:

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/ensino/ensino-m%C3%A9dio-tem-melhor-qualidade-quando-integrado-com-t%C3%A9cnico-1.1525004




ONLINE
62