Emergência climática e ambiental

Emergência climática e ambiental

Sobre a emergência climática e ambiental no RS

(revisado pelo autor em 4/5/2024)

Prof. Dr. Rualdo Menegat, IG-UFRGS*

Foto

Devemos reconhecer, em primeiro lugar, que não só há um apagão da infraestrutura do Estado do RS — que Leite e Melo privatizaram e que agora gerenciam de forma incompetente, estruturas como CEEE-Equatorial, Corsan, entre outras. Sartori e Leite desmontaram também a inteligência estratégica do Estado: Metroplan, FZB, FEE, SEMA e CIENTEC.

Além disso e muito importante: há um apagão da natureza para mitigar os efeitos de eventos climáticos extremos, posto que a drenagem natural e os ciclos hídricos foram destroçados pelas políticas de uso intensivo do solo.

Flexibilizaram leis para aumentar áreas de plantio de soja, desmontaram planos diretores para ampliar a especulação imobiliária em zona ribeirinhas, para implantar minas de carvão e para favorecer a especulação imobiliária.

Sem inteligência social e com a infraestrutura natural destroçada, temos pela frente um longo caminho para adquirirmos condições de enfrentar a emergência climática e ambiental que estamos atravessando. Temos que ter em mente que isso é apenas um começo. Temos que agir estrategicamente se quisermos encorajar a sociedade a enfrentar os tempos que estão aí e os que advirão.

As universidades são instituições fundamentais para isso. Representam a inteligência estratégica que sobrou em um Estado que está sendo desmontado peça por peça. Sem inteligência social, a sociedade não só fica muito mais vulnerável frente aos impactos adversos dos tempos severos, mas também fica refém da ação de forças externas, sobre as quais não tem controle, como o Exército e empresas privadas.

Tudo conduz para a ideia que nada podemos fazer enquanto sociedade, cada vez mais submetida à inclemência da natureza e ao horror de políticas autocráticas e ignorantes. A Universidade é a esperança possível para desenvolver uma inteligência social que encoraje a sociedade a enfrentar a emergência climática-ambiental do século XXI.

  • O autor é Professor Titular do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS. Geólogo. Mestre em Geociências (UFRGS). Doutor em Ciências na área de Ecologia de Paisagem (UFRGS). Integra do Currículo. Foi Coordenador-Geral do Atlas Ambiental de Porto Alegre. É detentor da Medalha de Porto Alegre entre outros títulos acadêmicos e honoríficos. Foi Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre (1994-1998), Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (1993-1994), Coordenador do Curso de Geologia (2000-2002; 2008-2010; 2011-2012), Coordenador do Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (2003-2005), Presidente do Fórum Nacional de Cursos de Geologia (2010-2014), Diretor do Centro de Investigação do Gondwana (2013-2014), Chefe do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia (2014-2017).

Reproduzido no AgirAzul.com com autorização do autor. Texto revisado em 4/5/2024 pelo autor

FONTE:

https://agirazul.com/arquivos/17815?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR0jiXV9TEV7RY4zqpSfNh3rATxCwy6e4HR0Ss4PTQpIdr_yG-BKr1aCsAk_aem_ASpi6v6KfHGOeJ-caGVWph4y05RKYzTlWOaRxvBGB8iZWo9s5jTcOhTfA3J-AXW4QZsl9qssfhXFoM2P5WYr85MY 

 

 

IMAGENS DA REDES SOCIAIS

 

 

 

 

Pode ser uma imagem de mapa e texto que diz "Tragédia climática histórica no RS! que vamos ver não foi surpresa! era previsto, já aconteceu antes V era possível ter se preparado mídia anda omitindo? não é natural! as causas são conhecidas tem culpados responsáveis na a sociedade se prepara através de ações do Estado prevenção, adaptação mitigação CO2 grandes poluidores desestabilizam clima produtores de petróleo emissões massivas de carbono ideologia de Estado mínimo desmonte do Estado mata! latifundiários do agro emissões de carbono destruição de leis ambientais desmatamento"

 

 

 

Pode ser uma imagem de texto que diz "Se alguém pensou que depois da pandemia do COVID 19 a nossa vida seguiria como antes dela, enganou-se redondamente: 0 planeta está em plena renovação e não poupará quem ou 0 que lhe tirou a essência. A natureza reage."

 

 

 

Pode ser uma imagem de ‎1 pessoa e ‎texto que diz "‎כשי thiagoterapia G A culpa não é de São Pedro pelos desmoronamentos ou enchentes, pela chuva em grande volume. A culpa é dos governantes que, em troca de votos e populismo barato, coloca a vida das pessoas em xeue, fazendo vista grossa r ocupação em área de risco, que não faz obras de vazão fluvial, relativiza o aquecimento global, da indústria desenfreada pelo lucro. Enfim, a cada tragédia, deveríamos refletir sobre nossa participação ativa cidadã e culpar quem deve ser responsabilizado de fato, é um crime! @thiagoterapia, antimanicomialap,..‎"‎‎

 

 

 

Pode ser uma imagem de texto que diz "" Não podemos abusar da natureza Hи sem esperar consequências. @zacariasjohn"

 

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto que diz "terra 0 Nikolas Ferreira é criticado nas redes por celebrar veto a verba para contenção de enchentes em BH sul Governo Leite comemora orçamento de menos de 0,2% para enfrentar eventos climáticos QUEM NÃO PREPARA AS CIDADES PARA A CRISE CLIMÁTICA É RESPONSAVEL PELOS DANOS CAUSADOS E VIDAS PERDIDAS"

 

 

 

Pode ser uma imagem de mapa e texto que diz "01 OI,CHUVA! CHUVA! ÉU PEÇO QUE CAIA DEVAGAR! SÓ MOLHE ESSE POVO DE ALEGRIA PARA NUNCA MAIS CHORAR."




ONLINE
59