Ensino médio integrado no IFRS
Para 2020: IFRS irá ofertar ensino médio integrado
Instituto lança ainda, a primeira pós-graduação do campus, com a especialização em Gestão Estratégica e Inteligência de Negócios, iniciando no segundo semestre de 2019
Um sonho antigo e próximo de ser realizado. É assim que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Erechim recebeu a notícia de abertura da modalidade de ensino médio integrado à educação profissional técnica. "Há muito tempo tínhamos a ambição de trazer para o município essa formação", pontuou o diretor do campus, Eduardo Predebon, em entrevista exclusiva ao Jornal Bom Dia.
O desejo, que também era partilhado com a comunidade da região Alto Uruguai, será atendido em 2020 e a ansiedade pela modalidade se justifica considerando a qualidade do ensino. "Todos os institutos federais se destacam nas avaliações nacionais, tais como, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, quem sair do ensino fundamental poderá ingressar em uma das melhores instituições na oferta da última etapa da educação básica", reforçou Predebon.
Outra motivação que o diretor chama a atenção é a relação com a educação profissional. "Os estudantes do ensino médio integrado terão a oportunidade de participar dos projetos de ensino, pesquisa e extensão do campus, e, considerando que essas ações desenvolvidas pelos cursos de graduação e técnicos já se destacam em premiações, nós acreditamos que não será diferente com as atividades protagonizadas pelos secundaristas", argumentou.
Desta forma, não é só o Instituto que ganhará, nem apenas os estudantes, mas também o município e a região. "Estes alunos estarão preparados para disputar vagas no ensino superior e ficarem nos primeiros lugares das seleções, tanto em instituições locais como em qualquer outra do País", pontuou Predebon.
No entanto, essa não é a única opção, "o estudante que ingressar em nosso ensino médio não terá apenas as disciplinas regulares do ensino médio, mas também a formação técnica, ou seja, ele também estará apto a entrar no mundo do trabalho e esse será nosso principal diferencial", reforçou o diretor.
As aulas iniciam no próximo ano e o quadro docente já está fechado, aguardando apenas algumas remoções e redistribuições restantes que ocorrerão ao longo de 2019. Com isso, não há qualquer previsão de que a instituição realize concurso público em 2019. Serão ofertadas 32 vagas no ensino médio integrado ao curso técnico em informática.
Campus lança também curso de pós-graduação
O Instituto comemora ainda, outra oferta de cursos, desta vez a primeira pós-graduação do campus. "Nós iniciamos com a especialização em Gestão Estratégica e Inteligência de Negócios, sendo que serão disponibilizadas 25 vagas. A iniciativa visa intensificar a peculiaridade político-pedagógica institucional com a oferta simultânea de cursos em diferentes níveis de ensino", pontuou o diretor.
A escolha pelo curso foi resultado de um levantamento realizado pelo instituto que indica a carência na gestão da inovação e tecnologia em organizações da região. "As instituições têm muita dificuldade em administrar essa dimensão. Será nosso primeiro curso, mas não deve ser o único. Nosso planejamento visa abrir nos próximos anos mestrados profissionais", destacou Predebon.
O curso será estruturado com um corpo docente composto por professores integrantes do campus Erechim e dos demais campi do IFRS, "além da colaboração de profissionais de universidades estrangeiras coirmãs", ressaltou.
Para Predebon, as iniciativas potencializam o desenvolvimento da região Alto Uruguai. "Com a abertura destes dois novos cursos, ampliaremos a oferta da educação profissional e tecnológica, bem como, poderemos desenvolver mais pesquisas aplicadas e mais ações de inovação e extensão, auxiliando na promoção do desenvolvimento socioeconômico", concluiu.